Convite Cristão

Morte

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saúde e paz! A Palavra de Deus traz-nos, hoje, um assunto que é de extrema importância: a morte! É tão importante que se não existisse não haveria necessidade do evangelho. Estudaremos a respeito de três tipos de morte: morte espiritual; primeira morte; e segunda morte. A segunda morte é morte espiritual, mas aqui separei para que nós (povo) entendéssemos facilmente.

Quando estudamos as Escrituras, elas levam-nos a entender que a morte é um separador. Ou seja, numa definição simples podemos dizer que a morte é um separador (Tiago 2:26).

A morte é como se fosse alguém ou uma entidade espiritual, pois ouve e tem capacidade de agir. A bíblia diz, em I Coríntios 15:26, que a morte é um inimigo; é o último inimigo que o Senhor Jesus irá aniquilar.

Em outras palavras, a morte é o nome do inimigo; morrer é acção dela; morto é a vítima da acção dela. A morte como inimigo é um instrumento para operacionalizar a obra diabólica, que se resume em matar, roubar e destruir (João 10:10). Disse “morte como inimigo”, porque há morte que não é inimiga, mas isso entenderá quando estivermos a falar de cada uma das três mortes.

Morte espiritual

Vamos começar falando da morte espiritual. Há quem prefere chamar por Perdidos, as vítimas deste tipo morte. Também é correcto. A morte espiritual é a separação entre o Homem e Deus, no sentido de estar privado de ter comunhão. Esta separação é uma consequência da atitude irresponsável do próprio Homem.

Na verdade, a morte espiritual dá-se quando o Homem, através das suas atitudes, nega a verdade dita por Deus e aceita a mentira dita por Satanás. Esta morte surgiu no Jardim do Éden.

Para compreender melhor, vamos ler Génesis 2:17 “mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Esta foi a primeira pregação e foi feita de Deus para Adão.

Sobre o mesmo assunto, Satanás levantou-se e foi pregar. Vamos ver em Génesis 3:4-5 “Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”.

Satanás pregou uma meia verdade (mentira camuflada). Era verdade que se iriam abrir os olhos sabendo bem e o mal (Génesis 3:7), mas não era verdade que não iriam morrer. A mentira de Satanás está no “Certamente não morrerás”.

A morte da qual Deus falou em Génesis 2:17 não era morte física, mas sim separação entre Homem e Deus (privação de comunhão). A separação consistiu em Deus lançar o Homem fora do jardim e colocar o Homem para lavrar a terra (Génesis 3:23).

Podemos confirmar que de facto houve morte após aquele pecado, conferindo Romanos 5:12 “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte; assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.”

Deixa-me explicar o que acontece na morte espiritual. Adão ouviu a verdade e depois ouviu a mentira. Porém, obedeceu a mentira. Adão fez o desejo de Satanás, preterindo o desejo de Deus. Através da sua atitude, Adão aceitou o que Satanás disse, e negou o que Deus disse. Isto é negar a paternidade, porque Deus é Pai da verdade e Satanás é pai da mentira.

João 8:44 diz “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”

O Homem era perfeito, pois era a imagem e semelhança de Deus (Génesis 1:27). Atenção! Imagem e semelhança espiritual. Mas quando o Homem aceitou a mentira de Satanás entrou no Homem aquilo que chamamos de carne, que é um conjunto de natureza ou modo de ser e estar diabólico (Gálatas 5:19-21). Então passou haver esse conflito entre obras do espírito e obras da carne (Gálatas 5:17).

Imagem meramente ilustrativa do Paraíso - ela foi extraída do site Dom Total

Por conta desse conflito, o Homem acabou inclinando-se às obras da carne, porque é inclinado ao mal (Êxodo 32:22). Isto faz com que o Homem peque descaradamente e viva separado de Deus (Isaías 59:2). Ou seja, morto espiritualmente. Mas Deus na sua misericórdia enviou Jesus Cristo, o Cordeiro, a quem sacrificou na cruz para que o sangue dEle pudesse tirar nossos pecados e devolver a conexão do nosso espírito com o Espírito de Deus (João 1:29; 4:42).

Todo Homem nasce morto espiritualmente, sem excepção. E para que essa morte espiritual caia por terra é necessário nascer de novo. Nascer de novo é aceitar que Jesus é o Senhor e observar os ensinamentos dEle (João 3:5).

Uma pessoa espiritualmente morta só pode ressuscitar dessa morte através de Jesus, que é a Palavra. A bíblia diz “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão” (João 5:25) e ainda diz “Por isso, vos disse que morrereis em vossos pecados, porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.” (João 8:24).

Em outras palavras, uma pessoa que ainda não aceitou a Jesus Cristo está morto espiritualmente; quem não aceitou a Jesus como Senhor está desconectado com Deus. A sua vida pode estar a andar bem, mas se a sua vida não é guiada por Jesus Cristo você está separado de Deus. Não existe outro caminho para ir a Deus fora de Jesus (João 14:6).

Primeira morte

A manifestação desta morte é sobejamente conhecida. Primeira morte é mais conhecida como morte física ou morte natural. Isso mesmo! É aquela que aconteceu com um familiar nosso e nos levou a enterrá-lo num dos cemitérios. Aquela morte chama-se primeira morte.

Imagem meramente ilustrativa de uma paisagem - ela foi extraída do site odeaorato

Segundo a bíblia, a morte física é a separação entre o corpo e o espírito do homem (Tiago 2:26). No Homem, a morte aconteceu pela primeira vez na terra, Abel foi o primeiro a morrer (Génesis 4:8).

A morte física até pode ser feita por Satanás, mas quem determina tudo é Deus. Ele é quem tem a última palavra. Ou seja, a morte pode querer agir sobre alguém, mas se Deus não quiser que essa pessoa morra ela continuará viva, seja crente ou não.

O que nos faz perceber que Deus tem total poder sobre este tipo morte é I Samuel 2:6 “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer a sepultura e faz tornar a subir dela”. Atenção! Deus não mata a ninguém: Deus tira a vida, é diferente.

Para Satanás matar há que haver permissão de Deus, ou da própria pessoa, através da desobediência à Palavra de Deus. A morte, neste tipo de morte, precisa de uma legalidade para agir.

Jó 1:12 diz “E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estende a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor”. Podemos ver aqui Deus falando com Diabo, dando autorização para fazer tudo à Jó, menos matar-lhe.

A desobediência à Palavra de Deus dá também autorização para a morte agir. Assim é porque a bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Isto é, vezes há em que essa morte não acontece apenas no espírito, mas também no físico, tal é o caso de Ananias e Safira (Atos 5:1-5). Em tempos, havia pessoas que morriam por causa de tomar a Ceia indignamente (I Coríntios 11:30).

Deus tira a vida da pessoa quando chegou o seu tempo. Tudo tem seu tempo debaixo do céu. A bíblia diz “há tempo de nascer e tempo de morrer” (Eclesiastes 3:2b). Deus procede assim tanto para o crente quanto para o descrente, todos estamos na mão de Deus (Eclesiastes 9:1-2).

Entretanto, Deus pode decidir aumentar nossos dias de vida aqui na terra. Deus aumenta o tempo de vida de uma pessoa quando as obras dessa pessoa honram aos seus pais (Efésios 6:2-4). Na verdade, esse é o segredo para ter uma vida de sucesso e viver longos anos: honrar os pais. A vida de muitos jovens não anda e morrem muito cedo, porque não valorizam os seus pais; e as suas atitudes fazem seus pais serem mal vistos. Quer ter sucesso na vida? Dê valor a seus pais com sua boca e suas obras.

Imagem meramente ilustrativa - ela foi extraída do site Paroquia Queijas

Quando chega a hora de Deus tirar a vida, cada um colhe o que semeou durante esta vida (I Coríntios 15:44). Quem morre estando em Cristo, esse dorme; mas quem morre sem aceitar Jesus, esse é morto. Aqui é que a coisa começa a doer. O corpo que temos, actualmente, é apenas um recipiente da nossa alma que Deus fez para termos contacto com este mundo físico. Você existe fora desse corpo, você é um ser espiritual.

Quando você morre estando em Cristo, no mesmo dia os anjos levam-te para o paraíso, também conhecido como seio de Abraão (Lucas 23:42-43; 16:22a). No Paraíso, você vai aguardar até ao dia em que Jesus voltar para arrebatar a Sua igreja (I Tessalonicenses 4:16-18); no dia da ressurreição, você vai ressuscitar com um novo corpo, chamado corpo espiritual, nesse corpo não circula sangue e é incorruptível (I Coríntios 15:44-53).

Quando você morre não estando em Cristo, você vai para Hades (Lucas 16:22-23). Hades é inferno, em outras traduções poderá encontrar Hades traduzido como mundo dos mortos, dá na mesma, é mesmo lugar. Segundo Jesus Cristo, Hades é um lugar atormentador e estando lá é possível ver de longe quem está no paraíso (Lucas 16:23). Lá a pessoa espera até o dia do Juízo Final, nesse dia a Hades ou inferno vai entregar essa pessoa à Jesus para ser julgada segundo as suas obras (Apocalipse 20:13).

Pessoa que morre não estando em Cristo já está condenada (João 3:17). O Juízo Final é um mero formalismo, porque a pessoa não pode receber a condenação sem ser julgada. A pessoa não é condenada porque Deus assim quer, a pessoa é condenada porque rejeitou o perdão de Deus manifestado pelo Filho; a pessoa usou o seu livre arbítrio para rejeitar a Vida (João 3:18-19).

Algo a salientar… Tanto no paraíso quanto na Hades/inferno a pessoa vai consciente. A pessoa que vai a Hades sente o tormento das chamas lá; e é possível comunicar-se com quem está no paraíso, clamando, mas não há espaço para se arrepender e aceitar Jesus (Lucas 16:24-31).

Contudo, as pessoas que morrem fisicamente não têm como se comunicar com os vivos; eles já não sabem o que acontece cá e a memória deles foi entregue ao esquecimento (Eclesiastes 9:5). Ainda que tenham morrido zangadas connosco já não tem efeito nenhum; simplesmente eles já não participam de nenhum evento terrestre (Eclesiastes 9:6).

Um morto fisicamente não tem como falar connosco nem em sonhos, nem através de pessoas. Ele não te pode ajudar e nem te defender. Aquilo que acontece nos curandeiros é um espírito imitador e não seu familiar. Os demónios têm capacidade de imitar qualquer pessoa e conhecem histórico familiar de todos.

É por isso que mesmo quando você sonha com familiar morto, aparece com uma roupa que você conhece. E outras vezes nem é o diabo trazendo informação nova, mas sim conjunto de imagens que temos com aquela pessoa e depois a mente faz uma espécie de “update” em sonho.

Há casos em que o espírito foi introduzido na família por meio de um pacto feito por um dos membros da família, por falta de conhecimento da verdade. Não fez de propósito, mas sim por falta de conhecimento. E esse espírito acaba passando de geração em geração porque persegue o sangue, é como se fosse uma herança espiritual, e isso acaba destruindo a vida de quem recebe (Lamentações 5:7-8).

Se esse é o seu caso, em nome do Senhor Jesus, determino que você é livre desse espírito; porque está escrito que o filho não levará a maldade do pai e nem o pai levará a maldade do filho; essa herança é rejeitada e destruída da sua vida porque está escrito que Jesus, o Todo-Poderoso, riscou essa cédula que te condenava cravando-a na cruz e despojou os principados e potestades, expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Em nome de Jesus, você é livre. Ámen!

Caso você tenha alguma coisa, como camisas de chará que passaram de um ritual de curandeirismo ou algo parecido, por favor procura o seu pastor ou um pastor idóneo na sua igreja e entrega isso. Ainda que tenham dito que você irá morrer se entregar, escuta: você vai viver. Jesus veio na sua vida para te dar vida e vida em abundância (João 10:10).

Imagem meramente ilustrativa. Ela procura mostrar onde vão viver os crentes depois do fim do mundo. Esta é a tentativa de desenho da Nova Jerusalém! - Imagem extraída no site Crescer Mais

Segunda morte

A segunda morte é o lançamento da morte, inferno e todos que não estão escritos no livro da vida para o lago de fogo (Apocalipse 20:14-15). Atenção! Este lugar (lago de fogo) é diferente do lugar onde o Diabo, a besta, os demónios, e o falso profeta vão estar, pois esses serão lançados no lago de fogo e enxofre (Apocalipse 20:10).

Apesar de serem lugares diferentes, o lago de fogo não deixa de ser atormentador. Jesus disse que ali haverá pranto e ranger de dentes (Mateus 13:42). E isso é para todo sempre, entrou não sai mais.

Esta morte – segunda morte – é um projecto dos Céus e marcará a vitória do bem sobre todo o mal. Ele próprio (Jesus) é quem vai mandar os anjos para lançarem para a fornalha de fogo: a morte; o inferno; e todos não inscritos no livro da vida (Mateus 13:40-43; Apocalipse 20:12-15).

O evento irá acontecer na segunda etapa da segunda vinda de Cristo à terra. Na primeira etapa, Jesus ficará no espaço e arrebatará a igreja; anos depois descerá com todos arrebatados (salvos); prenderá Satanás por mil anos; Jesus reinará por mil anos com os arrebatados; Diabo será solto e lançado para lago de fogo e enxofre; depois vem o Juízo Final; e desse julgamento procederá a segunda morte (I Tessalonicenses 4:16-18; Apocalipse 20).

Como disse antes, não é desejo de Deus que o Homem seja lançado neste lago. Deus é amor, por isso mandou Jesus para que todo que nEle crer escape dessas mortes e receba a vida eterna (João 3:16). O amor de Deus consiste em ter feito tudo para que o Homem não pereça, enviando Jesus. Porém, o Homem tem o livre arbítrio diante da vida e a morte, e Deus respeita essa escolha (Deuteronômio 30:19).

Leia comigo Ezequiel 18:23-24 “Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor Jeová; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva? Mas desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, e fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.”

Convido a si que não é crente a aceitar Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador, clicando aqui. Depois procura uma igreja evangélica para se congregar. Caso já seja crente, persevera até ao fim, pois a sua renúncia do mundo vai valer a pena.

---

Para utilizar o calendário de oração “Semeando de Joelhos” e ter uma vida de oração activa clica aqui. Se você puder, clica no botão whatsapp aqui em baixo (caso esteja acessando pelo telemóvel) e partilha este texto com uma pessoa.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599434
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
117
1757
5581
538260
14221
11495
599434

Seu IP: 18.224.70.204
2024-09-20 01:18

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top