Convite Cristão

Como ir à igreja?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É muito importante saber como ir à igreja. Quando não sabemos ir à igreja acumulamos cultos e não acontece nada em nossa vida.

Não sei como é que é em Filipinas, mas em Moçambique há igrejas que tem culto toda hora, de segunda-feira à segunda-feira. A paz do Senhor, nada contra! Porém, quando você não sabe ir à igreja, você pode ir a todos eles, mas a sua vida e a vida de quem só vai ao domingo não terá diferença. Em princípio, tem de haver diferença. Hoje a Palavra de Deus quer ensinar-nos como ir à igreja.

A primeira coisa que temos de saber é a função ou papel da igreja em nossas vidas como cristãos. Ou seja, para que serve a igreja.

Leia comigo Efésios 4:10-12 “Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos céus, para cumprir todas coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.

A bíblia chama de santos todos aqueles que aceitaram Jesus como seu Senhor. Nós somos santos não pelo que fazemos ou deixamos de fazer, mas sim porque Jesus morreu por nós na cruz e o sangue dEle purificou-nos. Isto é, somos santificados em Cristo Jesus (I Coríntios 1:2); somos santos pela graça [risos…].

Contudo, o Senhor Jesus não quer que sejamos santos de nome apenas. O nosso Senhor quer que sejamos santos em nome e em toda nossa maneira de viver (I Pedro 1:14-16). Por isso é que Ele (Jesus) tem levantado ministérios ou, se preferir, igrejas. Tudo isso, conforme lemos em Efésios 4:10-12, é para nos aperfeiçoar.

A função de uma igreja é ajudar o Homem a ter uma maneira de viver santa e irrepreensível, e isso é feito através do ensino da Palavra de Deus. A ideia do Senhor Jesus ao dar-nos profetas, pastores, apóstolos, etc. é que eles nos ajudem a atingirmos a estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos na fé, mas sim crescidos (Efésios 4:13-15).

Você foi feito à imagem e semelhança de Deus (Génesis 1:27). Atenção, imagem e semelhança espiritual. Mas essa imagem e semelhança foram corrompidas, por conta do pecado do primeiro homem no jardim do Éden. A igreja existe para ajudar-te a recuperar a imagem e semelhança perdidas no Éden. Por outras palavras, a igreja existe para ajudar-te a ser como Jesus Cristo, na sua maneira de viver.

A ideia não é você deixar de ser professor e virar padre ou pastor, porque Jesus vivia andando de um lado para o outro falando a Palavra. A ideia é você ser como Jesus Cristo, sendo professor. A ideia não é você parar a aula e começar a falar a Palavra; a ideia é a sua maneira de viver ser semelhante a de Jesus. E quem deve ajudar-te a chegar nesse nível é a sua igreja; são os seus pastores, apóstolos, evangelistas, etc. através do ensino deles e da vida deles (Hebreus 13:7; Efésios 4:10-13).

Fuja do sensacionalismo evangélico! Pregações e ensinos que estão preocupados com questões estomacais e alegria “carnística”. Você não será abençoado, você é abençoado. Ser abençoado é um Homem sem culpa nenhuma ser crucificado, para que os pecados que você mesmo cometeu sejam perdoados.

O segredo de todo assunto espiritual é perdão de pecados. Basta você estar perdoado, tudo que você quer, segundo a vontade de Deus, pode ser conquistado. É uma questão de você levantar e trabalhar. Você tem de trabalhar por tudo, porque está escrito “No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra” (Génesis 3:19a). Você tem de fazer a sua parte, para Deus fazer a parte dEle.

Eu disse… Você não vai ver a vida eterna, se você não nascer de novo (João 3:3). Quer escapar da fornalha de fogo e receber a vida eterna? Soaaaaa! Se quer que a sua alma receba a vida eterna, então soa… Jesus já fez o mais difícil, que é morrer na cruz em seu lugar; manter os pecados perdoados é o fardo leve referido por Jesus (Mateus 11:28-30).

Não se nasce de novo na íntegra de um dia para outro. Não se passa de menino na fé para um homem na fé de um dia para outro. Por isso depois de decidirmos nascer de novo, ou seja, depois de decidirmos converter-nos precisamos de ser aperfeiçoados. Depois de sermos perdoados por Deus, precisamos de nos conservar na irrepreensibilidade.

Então?! Como ir à igreja? A resposta é esta: na expectativa de ser aperfeiçoado; na expectativa de saber como nos manter santos e irrepreensíveis.

Quem quer ser aperfeiçoado não escolhe ministrações, antes se alegra com todas. Tem pessoas assim, só querem ouvir mensagens que lhes animam emocionalmente; e fazem cara feia aos sermões e instruções. Escuta, o que ajuda aperfeiçoar é sermão e instrução; mensagem de estímulo emocional é para consolar a igreja. Em muitas igrejas hoje já não há sermão, só há milagre e profecias [falsas]. Cuide-se, escolha ser aperfeiçoado!

Quem quer ser aperfeiçoado ouve e pratica (Tiago 1:22). Isso é que faz toda a diferença. Podemos ir 50 mil num templo, mas só aqueles que ouvirem a mensagem e aplicarem em suas vidas é que terão bom resultado de ter ido ao culto naquele dia.

Por exemplo, o pastor sobe ao púlpito e instrui dizendo: sabedoria é a forma como utilizamos o conhecimento; há diferença entre sabedoria diabólica e sabedoria de Deus; a sabedoria diabólica traz perturbação e obras perversas; a sabedoria de Deus caracteriza-se por ser pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia, imparcial, e sem hipocrisia (Tiago 3:15-18).

Só terá bons resultados desse culto a pessoa que passar a aplicar as características da sabedoria de Deus na sua forma de utilizar o conhecimento que tem. Os outros que não aplicarem, vão continuar na mesma em relação a esse assunto. Funciona assim. Por isso vá à igreja na expectativa de receber aperfeiçoamento da parte de Deus.

Se você ainda não é crente clica aqui para aceitar Jesus, depois procura uma igreja para congregar. Para utilizar o calendário de oração “Semeando de Joelhos” clica aqui.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top