Convite Cristão

Surpresa avisada

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Gostaria, hoje, de explicar alguém sobre como Deus materializa as suas promessas. Há pelos menos dois tipos de promessa. Existem as promessas que estão na bíblia, essas são para todos nós; há, também, promessa revelada pelo Espírito Santo, essa não está nas Escrituras, mas sempre tem fundamento bíblico ou pelo menos não contradiz a bíblia; Deus faz esse tipo de promessa a uma e outra pessoa.

Vou dar exemplo para elucidar: as Escrituras prometeram a vinda de Cristo (Atos 3:22; Deuteronómio 18:15), essa era a promessa para todos; mas o Espírito Santo anunciou a Simeão, que ele não iria morrer antes de ver Jesus (Lucas 2:25-26). Isso não estava escrito (foi promessa revelada), foi algo que Deus decidiu prometer-lhe. E é com as pessoas que estão no grupo de Simeão que quero conversar, mas a mensagem está aberta a todos. Pode ser, também, que um dia destes o Espírito do Senhor decida prometer-te algo.

Antes de avançar, gostaria de lembrar que estamos no último mês do nosso calendário de oração Novembro 2019/2020, que tem como tema “Reavivando o meu canto de oração”. Ainda este mês, querendo Deus, estaremos iniciando a terceira temporada (Novembro 2020/2021). Esteja envolvido! A ideia é ajudar a sua vida de oração a estar sempre viva.

Continuando, quando nós recebemos a promessa de Deus, sobretudo a revelada pelo Espírito Santo, temos tendência a começar a desenhar uma imagem de como as coisas serão. Desenhamos um certo cenário. Muitas vezes o que acontece é que muitos eventos à nossa volta começam a ser estranhos para a promessa. Levam-nos a duvidar. Levam-nos a perder esperança naquilo que o Espírito Santo nitidamente nos disse. Você tem promessa, mas o que você vê diante de si são desgraças que não acabam.

Por não sabermos como Deus materializa suas promessas, muitas vezes desistimos ao meio. Acabamos dizendo, basta de adversidades e caímos naquela ideia de “o que me vale esperar?”. Outras vezes a gente até consegue estar firme e confiante de que a promessa vem, mas por não sabermos como Deus trabalha neste aspecto, a promessa chega e sem nos apercebermos rejeitamo-la (João 1:11).

Publicidade

Quem é revelado promessa pelo Espírito Santo precisa saber que o “como de Deus” é diferente do “como dos Homens”. A promessa é essa que o Espírito Santo te anunciou, mas não vai acontecer como você pensa e nem vai ser como faz pensar que será. Vai cumprir-se tudo tal como o Espírito do Senhor falou, mas vai ser diferente de como você pensou.

Quando Jesus quis fechar a boca dos fariseus, que andavam a incomodar-Lhe com perguntas sem cabimento, Ele explorou esta diferença de “como de Deus” e “como dos Homens”.

Jesus parou e perguntou “Cristo é filho de quem?”; e quando os fariseus responderam “de Davi”; Jesus perguntou “como pode ser Filho de Davi, se o próprio Davi chamou Cristo de Senhor?” (Mateus 22:41-46). Os fariseus tinham razão, mas como não sabiam o método que Deus usa para cumprir Suas promessas, não conseguiram justificar… A resposta era que Cristo é filho de Davi porque nasceu na família/linhagem de Davi, e Senhor porque é Deus (João 1:1; 1:14; Lucas 2:4).

Eu, também, não encontro na bíblia, se Maria era da linhagem de Davi ou não. Mas está claro que José é filho/linhagem de Davi (Mateus 1:20); e José após casar-se com Maria adoptou Jesus como seu filho (Lucas 3:23), e isso dá a Jesus o pleno direito de ser filho de Davi. Desse modo, Deus cumpriu a promessa de trazer Cristo por meio de uma mulher ainda virgem e ao mesmo tempo ser filho de Davi, sendo filho unigénito de Deus (Isaías 7:14).

Um dia a multidão perguntou a Jesus: “Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre, e como dizes tu ser necessário que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?” (João 12:34)

Se calhar eu também no lugar da multidão também faria mesma pergunta. É complicado entender como Cristo que foi prometido reinar para sempre (Lucas 1:33), tinha de morrer (Lucas 24:44); como é que o Rei que nos prometeram ficar para sempre estava prestes a morrer? Como é que Deus iria cumprir tal coisa? Como é que Deus promete que o Rei eterno vai morrer?

Mas Deus cumpriu essa promessa; essa não era uma promessa de âmbito físico, mas espiritual; Jesus é Rei da casa de Jacó, mas não é rei deste mundo [físico] (João 18:36), o Reino dEle é espiritual; é por isso que a morte física dEle não impediu Deus de cumprir essa promessa.

É por isso que quando Espírito Santo decide anunciar-te o que há-de acontecer na sua vida, você não pode ficar preocupado com o como vai acontecer. Deus surpreende-te depois do aviso. Priscilla Shirer fala, em uma das suas pregações, de um pastor que está a viver actualmente uma promessa que o Espírito Santo lhe fez há mais de 42 anos [risos…].

Publicidade

É perigoso ficar preocupado em como e quando vai acontecer. Deus apareceu a Abraão e prometeu-lhe um filho, enquanto sua esposa era estéril (Génesis 15:4); como ficaram preocupados em como e quando iria acontecer, Sara mandou o marido dormir com a empregada pensando que ela seria mãe de um filho nascido noutra barriga (Génesis 16:1-2). Criou confusão [risos…]

A promessa de Deus de dar um filho a Abraão, e passagens bíblicas como vale dos ossos secos (Ezequiel 37:1-14); fazer o tronco de Jessé dar ramos (Isaías 11:1); ressurreição de Lázaro ao quarto dia (João 11:1-44)… essas passagens todas foram escritas para mostrar que se o Espírito falou vai cumprir, ainda que a árvore que Deus prometeu dar mangas fique seca. Ainda que a atmosfera à sua volta não dê sinais, se Deus prometeu vai acontecer. A parte de “como e quando esta mangueira seca vai dar mangas” deixa com Deus. Tão-somente saiba que a promessa vai se cumprir e não vai ser como você pensa.

Agora vou responder duas perguntas: por que Deus te prometeu antes de fazer? E por que muitas vezes no dia da revelação o Espírito Santo não diz claramente como vai acontecer?

O Espírito Santo anuncia algo que vai fazer (João 16:13) para quando a coisa acontecer, você crer que é Deus que está a fazer e não ficar escandalizado (João 16:1,4). Há ainda coisas que se Deus não te avisasse você trataria de ânimo leve, sem grande responsabilidade.

Há pastores que se o Espírito Santo não tivesse falado com eles antes, no dia que visse, em espírito, leão a perseguir-lhes atirando pedras ou as coisas começassem a correr mal, iriam abandonar ovelhas [risos…]. Há pessoas que se o Espírito Santo não tivesse lhe anunciado nada, já teriam deixado de esperar em Deus faz tempo. Como o Espírito prometeu, com firmeza ou com a fé em oscilação, pelo menos você aguenta [risos…]; é por isso que Jesus disse que o Espírito Santo é Consolador.

Publicidade

A resposta para a segunda pergunta é: o Espírito Santo, às vezes, não diz claramente como vai acontecer a promessa, quando para sua efectivação é necessário confundir o Diabo. Deus prometeu que a semente de Eva iria pisar o Diabo (Génesis 3:15); para evitar isso o Diabo fez Caim matar Abel, restando semente pervertida que já não poderia ser utilizada por Deus para realizar tal promessa, porque é Santo; acontece que Deus não tinha plano de realizar essa promessa através de Caim nem por meio de Abel; Deus efectivou essa promessa através de Sete, tanto que se você for a estudar genealogia de Jesus vai ver que Jesus está na linhagem de Sete (Lucas 3:23,38). Ou seja, Deus confundiu o Diabo.

É como a primeira vinda de Cristo, Deus prometeu em códigos. Aquele que o Espírito descer sobre ele (João 1:33); vai nascer de mulher ainda virgem (Isaías 7:14); por que Deus fez assim? Era necessário confundir o Reino das Trevas. É por isso que apóstolo Paulo diz em I Coríntios 2:8 “se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória”.

Então fica calmo. Se o Espírito do Senhor prometeu algo é só crer e esperar em Deus, porque com ou sem o cenário de esperança o cumprimento da promessa é certo.

Agora tem gente que fica dizendo que o Espírito falou com elas enquanto não disse nada, você não precisa fazer isso porque Deus não se responsabiliza em cumprir coisas que Ele não disse. Além disso, Deus não gosta nada desse tipo coisas (Jeremias 23:25-32); Deus chama esse tipo de gente de profetizadores, mentirosos, e loucos (Ezequiel 13:1-9 ARC). Essa coragem de mentir para Deus não vai te trazer proveito nenhum. Você não precisa de mentir para Deus, se o Espírito Santo não diz nada, significa que o que está na bíblia é suficiente para aquilo que Deus quer consigo até hoje.

Já acabei de pregar! Se você ainda não segue Jesus, quero te anunciar que tem uma promessa na Bíblia para si. Romanos 10:9 diz “Se, com a sua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em seu coração, crer que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”. Se o seu coração deseja, a partir de hoje, seguir o Senhor Jesus, clique aqui para fazer a oração de confissão. Vem viver a misericórdia de Deus!

Se você já é crente ou deseja orar connosco temos três calendários de oração e você pode escolher em qual quer se envolver. Todos eles, você segue no seu canto de oração. Temos o Plano de Oração para casadosCalendário Reavivando o meu canto de oração; e o programa O Intercessor. Jesus ama-te!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top