Convite Cristão

Quem é Jesus?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É com muito prazer e alegria que vos escrevo sobre estas coisas. Fico muito animado quando tenho a oportunidade de abordar este tema, aparentemente básico, mas que na verdade é complexo. Vamos tentar perceber o que é isso de Jesus ser caminho, verdade e vida.

Abra comigo João 14:5-6 “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Ámen!

Uma das coisas que é preciso clarificar, é que o facto de Jesus apresentar-se como “o caminho” não está necessariamente a dizer que não existe outro. Aqui precisamos ver o contexto em que fala estas coisas. Jesus fala de chegar ao Pai, e nessa perspectiva, Ele de facto é o caminho.

Jesus ensina em Mateus 7:13, que existe um outro caminho para além dEle, mas esse conduz para a perdição. Portanto, podemos resumidamente dizer que existem dois caminhos, um leva a Deus e outro à perdição.

Vezes há em que a bíblia fala do caminho como aquele que todos conhecemos. Todavia, neste caso, e em muitas passagens bíblicas, quando se fala de caminho refere-se a um comando ou orientação de vida a assumirmos enquanto estivermos na terra.

Para trilhar um caminho físico precisamos de levantar o nosso corpo bonito da cadeira e andarmos. Contudo, o caminho que nos leva a Deus não se percorre fisicamente, pois Ele é espírito (João 4:24). A Deus vai-se espiritualmente. E o caminho espiritual palmilha-se por meio de atitudes.

Preciso explicar mais uma coisa. As atitudes fundamentadas na bíblia levam o Homem para Deus. E toda atitude que não está alicerçada na bíblia conduz o Homem para perdição.

Quando Jesus se apresenta como caminho, não se refere a Ele como Homem, mas como Verbo! Jesus é o Verbo que se fez carne (João 1:14), é a Palavra que se tornou um ser humano e morou entre nós.

Em outras palavras, Jesus afirma que Ele, como Palavra, é o comando que nos leva a Deus. Como Palavra é a orientação de vida que nos leva a Deus. Cada vez que obedecemos o comando, aproximamo-nos de Deus. A posição natural do Homem é longe de Deus. Assim que aceitamos Jesus como nosso Senhor, esta distância reduz para perto (Efésios 2:13). Para atingirmos o nível de encontro com Deus, ou seja, nós em Deus e Deus em nós, é necessário obedecer ao comando da Palavra (João 14:21).

Muitos de nós crentes estamos perto da presença de Deus, e nunca chegamos na presença de Deus, por não entendermos isto… O CAMINHO QUE NOS LEVA A SAIR DE PERTO DE DEUS, PARA A PRESENÇA DE DEUS É TRILHADO POR MEIO DE ATITUDES BIBLICAMENTE CORRECTAS.

Cada vez que você adopta, ainda que temporariamente, atitudes pecaminosas está recuar na caminhada ao encontro com Deus. Peca voluntariamente, dizendo que Deus entende e vai te perdoar. É verdade, vai perdoar, mas com este tipo de vida não chegas tão já. É como dar 10 passos rumo ao encontro com Deus, e depois outros tantos 20 passos em direcção ao caminho da perdição com suas atitudes pecaminosas. É por isso que temos muito crente que só está perto de Deus, e a manifestação dEle não acontece.

Continuando, Jesus ensina que tanto o caminho que dá acesso a Deus, quanto ao que leva à perdição têm uma porta [risos…]. Como fazer para não confundir? A porta que dá acesso ao caminho da perdição é larga.

É por isso que é fácil entrar na prostituição. É fácil entrar na droga. É fácil pensar em suicidar-se. É fácil entrar no mundo do crime. É fácil andar de curandeiro em curandeiro. É fácil andar na bruxaria para ascender a cargos e ganhar dinheiro. É fácil virar amante, gigolô ou marandza. A porta desse caminho é larga, sem contar que o próprio caminho é amplo, folgado!

Você nunca viu, crente folgado? Aqueles que dizem “rezo à minha maneira” [risos…]. Crente que carinhosamente você investe para ensinar como adorar a Deus, mas ele prefere fazer as coisas como ele acha que se sente bem ou confortável [risos…].

Ora, Jesus ensina que a entrada que dá acesso ao caminho que chega a Deus é estreita. Também ensina que o caminho é difícil (Mateus 7:14). É difícil porque chama-nos a assumirmos uma vida orientada para fidelidade e renúncia das nossas vontades.

É possível trilhar este tipo de caminho amando o dono do mesmo. É por isso que o maior mandamento é “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua inteligência” (Mateus 22:37). Quando você ama a Deus, o que é dEle passa a ser seu. Isto é, há uma apropriação, o caminho não é apenas de Deus, mas é seu também.

O evangelho começa a animar quando a forma de Deus ver a vida passa a ser sua também: apropriação da visão. Não é sustentável trilhar o caminho por causa de benefícios desta vida, como casamento, carros, casa, emprego, prosperidade, entre outras coisas. O melhor mesmo é amar a Deus, palmilhar por amor a Ele. Jesus instrui que aquele que aceita renunciar a sua vida por amor a Ele, esse é que achá-la-á (Mateus 16:25). Tem que ser por amor a Ele!

Continuando, Jesus também afirma no versículo que lemos que Ele é a Verdade. Neste caso, fala como Verbo, também. Ele diz que a bíblia é um caminho verdadeiro.

Porque Jesus falou isso? É que dias depois de Deus proferir a palavra para Adão, apareceu o Diabo e disse que estava também a falar a verdade (Génesis 3:13) [risos…]. Até hoje é assim. Há muitas crenças por aí dizendo que são caminhos que vão dar a Deus, quando na verdade é propaganda enganosa do Diabo, a mãe das prostituições. Ele manifesta-se até no meio evangélico [risos…].

Você nunca viu “pastores” a tirarem demónios através de beijo? [risos…] Outros dizem às crentes que para conceberem devem dormir com eles [risos…]. Está em que parte da bíblia isso? Como é possível pecado gerar libertação? Isso é tudo para blasfemar o caminho de Deus e desacreditar o evangelho.

O evangelho não tem nada a ver com isso. O evangelho é poder de Deus! O evangelho é verdade! Por isso todos esses esforços nunca vão atingir o evangelho. Por Ele ser perfeito prevalece sobre todas as coisas. Como sei que é verdade? Temos garantias, uma delas é esta: se Jesus não fosse o que disse ser, o Espírito Santo não teria descido. Lembre-se, foi Ele quem disse, antes de ser preso, que rogaria ao Pai para enviar o Espírito Santo para nós (João 14:16).

Para terminar com a “ricaria” que está no versículo que lemos no início, Jesus afirma que também é vida. Isto não é romance nem é informação! Apóstolo Paulo explica melhor em I Coríntios 15:45, dizendo que Jesus foi feito em espírito vivificante. A Palavra de Deus dá vida eterna... Experimenta um pouco, uns dois meses assim…Aleluiaaaaaa!

O conceito de vida para Deus é diferente do nosso. Para nós, viver é isto que fazemos, acordar, trabalhar, comer e beber, procurar terreno 10m por 17m, ter duas ou três damas, viver na duplex com esposa principal embaixo, a segunda em cima [risos…], ter moço para casar e moço para brincar [risos…]. Para Deus vida é outro nível, é ter uma maneira de ser e estar do Céu, estando na terra. Uma vida que mesmo exposta não temos nada de que se envergonhar. Quando damos ouvido à Palavra Ela faz isso em nós.

Já preguei! Se você ainda não segue Jesus, e o seu coração deseja dar o primeiro passo, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador da sua vida. Vem viver as misericórdias de Deus!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599434
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
117
1757
5581
538260
14221
11495
599434

Seu IP: 18.224.70.204
2024-09-20 01:18

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top