Caná

Por que Deus “demora”?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas (Génesis 5:4). Entre os filhos de Adão, Sete é o destacado na bíblia. Vendo a árvore genealógica de Jesus podemos ver que o nosso Senhor, dentre os vários filhos de Adão, Ele é da descendência de Sete (Lucas 3:38).

Quem gosta de coisa rápida pode dizer bem que Deus podia ter enviado imediatamente Jesus para pisar na cabeça da serpente que enganou Adão e Eva (Génesis 3:15). E a esta altura se calhar já estaríamos todos no paraíso a viver bem, mas Deus preferiu esperar mais de 42 gerações para enviar Jesus [risos…]. Hoje queremos estudar por que Deus “demora”.

Leia comigo Efésios 2:19-20 “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;”

A bíblia fala que houve um tempo, aqui na terra, em que todo Homem falava a mesma língua. Certa vez reuniram-se e decidiram construir uma cidade e uma torre que tocasse o céu para que não fossem espalhados sobre a face de toda terra (Génesis 11:4).

A coisa começou primeiro com a ideia de fazer tijolos de pedra e o betume, por cal. E daí evoluiu para cidade e Torre. Deus viu que ter a mesma língua não funcionaria bem. O povo iria viver sem a noção da dependência em Deus. Ele viu que tudo que o povo desejasse conseguiria, pois era um (Génesis 11:6). Foi daí que Deus deu-nos várias línguas para nos separar.

Escuta, o povo queria construir um edifício que tocasse o céu sem ter fundamentos de levar o Homem ao céu. Ao invés de usarem do facto de serem um e falarem a mesma língua para servirem ao Senhor Deus, preocuparam-se em fazer com que não haja restrições para tudo que intentarem fazer (Génesis 11:6). Preocuparam-se com algo que lhes fazia sair da dependência de Deus (Génesis 11:6c).

É por isso que Deus depois de inviabilizar aquele plano do povo, chamou Abraão, este que de pronto serviu-lhe (Génesis 12). E Deus usou Abraão para pôr em prática toda obra que na verdade era fundamento para a vinda de Cristo. E não revelou tudo a um único profeta. Foi revelando uma porção a cada um.

Deus levantava um profeta, e através dele revelava uma parte; e depois levantava outro, assim sucessivamente.

Deus começou a ser claro através de Moisés que disse que o Senhor levantaria um profeta em Israel como ele (Moisés) e disse: a ele ouvireis (Deuteronômio 18:15-16). Ao levantar Rei Davi, mostrou que é mais do que um profeta, Esse que vinha é Senhor (Salmos 110:1; Lucas 20:41-44). Ao levantar Isaías, revelou que iria nascer de uma virgem (Isaías 7:14) e que Ele é o Príncipe da Paz, Pai da Eternidade, Deus Forte… (Isaías 9:6).

Durante 42 gerações, Deus foi fazendo isso… revelando uma porção… revelando uma porção… revelando uma porção… Deus estava fazer fundamento.

Em Deus, nós somos edificados sobre o fundamento. Escuta, Deus não faz nada na vida das pessoas antes de fazer fundamento. Deus primeiro faz fundamento e depois edifica. Isso não é argumento de consolo, até Moisés tardou descer do monte Sinai, porque Deus estava lhe dar fundamentos (Êxodo 32:1; 27-31).

Não se vê que vai sair um evangelista precioso ali… Não se vê que vai sair um pregador precioso ali… Não dá para perceber… Só se vê covas e areia amontoada… Mas aí vem o mestre e os seus pedreiros! Depois de 10 anos a mansão está pronta e a glória manifesta-se!

Deus não está indiferente contigo! Ele já te respondeu! Esta é a fase do fundamento. Qual é? A bíblia em Hebreus 11:1-2 diz “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho.”

Está há mais de 42 gerações orando pedindo o fim dessa tribulação, Deus ainda não resolveu, mas você não Lhe abandona. Isso é que eu chamo de fé em Deus. Confiar em Deus é isso. Caso ainda sem solução, mas você não desiste e diz-Lhe eu sei que meu socorro virá de Ti Senhor. Isso não é a tua obra, longanimidade e temperança é fruto do Espírito Santo em você.

Não ignoreis a bíblia quando diz “a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.” (Romanos 5:3-4). Por outra, quanto mais você espera em Cristo, isso produz-te esperança; não uma esperança de “ouvi dizer”, mas uma esperança fundamentada na experiência.

É assim que Deus age, usando cada oportunidade para dar fundamento à nossa esperança do cumprimento da promessa bíblica, que é a vida eterna (I João 2:25).

Eu não creio no Deus da bíblia porque está escrito ou ouvi dizer, creio no Deus da bíblia pela experiência. Aceita a fase do fundamento! É uma demora agradável, mas só se percebe depois que é dada a luz! Em todas etapas da nossa carreira como discípulos de Jesus, precisamos de mais experiências, pois elas tornam mais robusta a nossa esperança.

Deixa-me ser realista consigo. A cruz de Cristo não tira dor desta vida. A obra da cruz mostra que vale a pena passar pela dor desta vida estando em Cristo. Nesta vida todos que estão debaixo do sol vivem de clamor, pranto, dor e morte. Não importa se você confia em Cristo ou não, a tua vida é gerir essas coisas. Pode variar a forma de se manifestar e a consciencialização de cada um.

Quem passa essas coisas estando em Cristo, Deus o receberá e lhe limpará as lágrimas e vai lhe pôr a viver eternamente num mundo sem dor, nem pranto, nem clamor, nem morte, nem sol, nem lua, antes iluminado pela glória de Deus. Quem passa essas coisas não estando no livro da vida verá a segunda morte, que é no lago de fogo (Apocalipse 20:15; 21:4).

Seja firme e espere no Senhor Deus de Israel! Ele edifica sobre fundamento! Nunca negociar a sua fé em Cristo Jesus, pois Ele é fiel e verdadeiro! Aguenta firme! Ele vem!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top