Caná

O que é crer em Jesus?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Certa vez uma irmã de que gosto e amo muito, escreveu-me perguntando o que devo fazer para ser salva. Dei-lhe a resposta em particular, mas importa que eu escreva sobre isso aqui, pois pode ser a dúvida de mais alguém. Para ser um assunto um pouco mais completo, vamos ver a resposta dessa questão e vamos estudar o que é crer em Jesus.

Se calhar, antes dizer que eu vos escrevo a partir de Moçambique, África. Digo isso pois a Chave de Davi é mais lida fora de Moçambique. Biblicamente faz todo sentido. Quero dizer que eu gosto e amo-te. Cada irmão ou irmã que nos lê a partir de Moçambique ou de um dos 30 países que cá estão, receba o meu abraço apertado.

O desejo do meu coração é conversar consigo. Escreva para mim, fala-me quais são os hábitos e costumes espirituais da cidade ou país onde você mora. O meu e-mail está na ficha técnica. Por favor, não vem com debates. Jesus não me deu mandato para debater, mas sim para falar a palavra dEle e cabe cada um aceitar ou rejeitar (Marcos 16:15-16). Vem com conversa agradável, pois amo-te.

Agora sim… a resposta para o que você deve fazer para ser uma pessoa salva está em Atos 16:30-31 “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”

Alcançar a salvação para si e sua família é um assunto muito simples, você só precisa crer no Senhor Jesus Cristo. Quem crê no Senhor Jesus Cristo não é condenado, ou seja, não irá ao inferno e não terá a segunda morte (João 3:18; Apocalipse 20:14-15). A pergunta que se coloca agora é o que é crer no Senhor Jesus.

Para entendermos o que é crer no Senhor Jesus, vamos estudar o caso de Adão e Eva.

Leia comigo Génesis 2:16-17 “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Vamos ler também Génesis 3:4-5 “Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”. A bíblia diz no versículo seguinte que a mulher após apreciar a árvore tomou o fruto e comeu, e deu também ao seu marido e ele comeu com ela (Génesis 3:6).

Há quem me pergunta qual é o nome do fruto… Escuta, assim como o fruto da mangueira é manga; o fruto da figueira é figo; e o fruto da laranjeira é laranja; assim o fruto da árvore da ciência do bem e do mal chama-se ciência do bem e do mal. Não é maçã, a árvore que dá maçã chama-se macieira [risos…]. O fruto da árvore da ciência do bem e do mal chama-se ciência do bem e do mal.

A bíblia não nos diz qual é a forma desse fruto, apenas nos diz que era agradável e desejável (Génesis 3:6). Estudando Génesis 3 e os evangelhos, podemos ver que a forma do fruto comido não pode ser descrita. Só para ter uma ideia, o fruto da outra árvore, que é a árvore da vida é Jesus Cristo (Génesis 3:22; João 14:6). É mais um mistério de Deus!

Há quem diz que a árvore da ciência do bem e do mal, e a árvore da vida é a mesma. Respeito-vos, mas a Bíblia Sagrada diz que eram duas árvores diferentes, e ambas estavam no meio do jardim (Génesis 2:9; e Gênesis 3:22-24). Outro dia aprofundamos sobre isso, era só para ajudar alguém a não se distrair com a curiosidade da árvore.

Por meio desse caso da queda do homem, podemos ver Deus dizendo “certamente morrerás” (Génesis 2:17), e o Diabo que usou a boca da serpente para dizer “certamente não morrerás” (Génesis 3:4).

Ao estudarmos Génesis 3 podemos ver que o que o Diabo falou era uma meia verdade. O que o Diabo diz em Génesis 3:5 era verdade; de facto os olhos de Adão e a mulher se abriram (Génesis 3:7; Génesis 3:22); a mentira do Diabo está em Génesis 3:4 “certamente não morrereis”; porque de facto houve morte, pois o homem ficou separado de Deus (Génesis 3:23).

O que vemos aqui? Adão e a mulher tinham a Palavra de Deus (Génesis 3:2-4). Posteriormente, Adão e a mulher passaram a ter também a palavra do Diabo (Génesis 3:4-5).

Antes de receberem a palavra do Diabo, eles faziam conforme a Palavra de Deus, mas a partir do momento que lhes veio a palavra de Satanás passaram a ter a necessidade de acreditar em alguém. E pelo seu agir acreditaram no Diabo (Génesis 3:6).

Eu disse… Eles ouviram o que Deus disse, e o Diabo levantou-se e disse algo contrário. E eles creram no que o Diabo disse, agindo conforme a palavra de Satanás.

Guarda isto no seu coração… Ser crente é ouvir alguém e agir conforme essa pessoa falou. Não basta dizer que acredito, é preciso que a sua acção manifeste o que você acredita.

Adão e a mulher disseram que acreditavam em Deus (Génesis 3:2), mas a sua acção não manifestou isso, por isso caíram. A bíblia diz “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra” (Tito 1:16). Não pode ser assim, deve haver coerência entre a confissão e o agir. Crer é confissão e agir conforme a confissão.

Crer no Senhor Jesus Cristo é confessar que Ele é o seu Senhor, e agir conforme a palavra que Ele falou.

Assim tem de ser, porque a palavra diz “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32-33), e noutro lugar diz “E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6:46).

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top