Caná

Céus fartos!

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Durante os primeiros anos na universidade conheci um professor que me ensinou algo que guardo em meu coração. Ele ensinou-me a importância de fazer análise de um mesmo problema usando várias bases. Um mesmo assunto pode ser analisado utilizando o senso comum, ciência, filosofia, e a religião. Hoje gostaria de contribuir no aspecto religioso.

A minha ideia é falar das causas do Covid-19, segundo o evangelho do Reino de Deus. Proponho que os irmãos recebam esta mensagem não como um pregação no entanto que tal, mas sim uma proposta de reflexão. Trago três hipóteses das causas do Covid-19, segundo a Bíblia, e suas respectivas soluções de âmbito espiritual.

Acumulação excessiva de pecados

Deus é riquíssimo em misericórdia (Efésios 2:4), mas os céus atingem a saturação. Os pecados de um determinado lugar não podem acumular ao ponto de a sua quantidade preencherem o abismo existente entre a terra e os céus. Para cada lugar há uma medida de injustiça que Deus tolera para não manifestar a sua ira sobre tal ponto (Génesis 15:16; Apocalipse 18:5).

Quando a medida de injustiça de um determinado povo ou lugar fica cheia, Deus manifesta a sua ira, castigando ou destruindo o tal lugar ou povo. Deus tem várias formas de castigar; Ele pode permitir opressão do povo (Juízes 4:2-3), atingi-lo com pragas (Apocalipse 18:4-5), fazer o povo perder (Josué 7:7,11), enfim, tem “n” formas de castigar.

Em termos de destruição, podemos ver os casos de Sodoma e Gomorra, e da grande cidade de Nínive (esta última Deus mudou de ideia).

Há uma particularidade a ter em conta quando olhamos para Sodoma e Gomorra. Os pecados daqueles lugares tinham se agravado muito (Génesis 18:20) e simultaneamente subia para o céu o clamor multiplicado de Ló (Génesis 18:20; 19:13).

Quando a iniquidade de Sodoma e Gomorra agravou-se muito e o clamor de Ló multiplicou-se, Deus decidiu descer para ir ver de perto se o clamor de Ló era verdadeiro (Génesis 18:21). Abraão intercedeu pelos justos e Deus acabou assegurando ao pai Abraão que não destruiria Sodoma e Gomorra se pelo menos encontrasse 10 justos (Génesis 18:23-32), mas infelizmente Deus só encontrou quatro (Génesis 19:15), então tirou os quatro e ficou a destruir as duas cidades e seus povos com enxofre e fogo (Génesis 19:22,24).

No caso de Nínive. Era uma cidade violenta e a sua malícia subiu para Deus (Jonas 1:2; 3:8). Há várias formas de a informação subir daqui da terra para o trono de Deus. Já vimos uma que é clamor do Homem (Êxodo 2:23) e uma outra, que posso mencionar, é o clamor feito pela voz do sangue quando a terra abre a boca para o receber [este tipo de coisas acontece em lugares em que há violência] (Génesis 4:8-11).[Risos…] o sangue tem voz, sim; e a terra tem boca, sim. Até o mar e as enfermidades têm ouvidos [risos…]; é por isso que Jesus disse ao mar “Cala-te, aquieta-te” e o mar obedeceu-Lhe (Marcos 4:39). Quando você mata um inocente, o sangue dele clama a Deus (Génesis 4:8-10).

Alguém pode perguntar, mas então Deus não está em todo lugar? Como assim subir, descer, ser informado e essas coisas todas? [gargalhada…] Para lidar melhor connosco, muitas vezes Deus prefere assumir uma postura simples, sem utilizar muito atributos dEle, evidenciando-os muitas vezes quando quer demonstrar nitidamente que igual a Ele não existe (Isaías 41; cf. Génesis 3:9-10 e Jeremias 23:24).

Continuando, para Nínive, Deus enviou profeta Jonas para pregar contra ela, dizendo que em 40 dias, Deus iria destruir a cidade (Jonas 3:2-4). Os homens da cidade creram e arrependeram-se, por sua vez, Deus mudou de ideia, por força da compaixão, e não destruiu (Jonas 3:10,11).

É razoável pensar que o Covid-19 sobreveio por causa dos nossos muitos pecados acumulados, tendo em conta a nossa maneira de viver. A malícia desta terra está demais para Deus suportar; é muito aborrecimento para a alma de Deus (Isaías 1:13-14).

Os Homens desta terra mudaram a verdade de Deus em mentira, honram e servem mais a criatura do que o Criador (Romanos 1:25). Só para ter uma ideia, sabe até construir uma casa numa duna florestal, mas não sabe nada à respeito de Deus, que lhe dá o ar que respira (Atos 17:25). Digo mais, nem se preocupa em saber. Os Homens desta terra têm coração duro e entregue a impureza (Efésios 4:19).

Homens desta terra perderam todo sentimento. Se abrirmos os nossos corações, o que vamos encontrar é amargura, ira, blasfémia. Homens desta terra cometem idolatria sofisticada, envolvendo-se em prostituição, apetites desordenados, sensualidade desonrosa e avareza (Colossenses 3:5). Essas coisas entristecem a Deus; suportar essas coisas cansa; e mais dia menos dias acaba vindo a ira de Deus sobre nós (Colossenses 3:6; Efésios 4:30).

Está tudo estragado! Até servos de Deus prestam um serviço de quinta categoria ao Senhor; e para (não) variar ainda mentem em nome de Deus, dizendo que Ele falou/revelou, enquanto não falou nada (Jeremias 23:25); profetizam da parte de outros espíritos e fazem errar o povo de Deus (Jeremias 23:13); povo de Deus vai à igreja e ouve pregação como se de uma canção de amores se tratasse (Ezequiel 33:31-32).

Deus ama o mundo, meus irmãos. Mas Ele também tem alma, e os actos maldosos do Homem machucam o coração dEle; faz Deus ficar cansado de sofrer (Isaías 1:13-14).

Mas eu tenho uma boa nova! A bíblia diz, em Miqueias 7:18, “O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade”. Ó gerações oprimidas pelo Covid-19, arrependam-se! Presidentes, reis, governantes, juízes, servos de Deus, e povos arrependam-se! Nós precisamos de nos arrepender e entrar no Reino de Deus [assumir uma vida agradável a Deus]!

Digo-vos uma coisa, se todo mundo se arrepender, Deus é capaz de cancelar até o Apocalipse [risos…]. Isto não é heresia; assim como Deus prometeu destruir o planeta terra (I Pedro 3:9-12), o Senhor prometeu destruir Nínive um dia; mas Nínive arrependeu-se, desde o rei até os bois (Homens e animais), e Deus cancelou a destruição da cidade. Nínive arrependeu-se, converteu-se, e clamou fortemente a Deus; e o Senhor mudou de ideia (Jonas 3:4-10).

Meus irmãos, Deus é piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade; e se nós nos arrependermos, convertermo-nos, clamarmos fortemente a Ele, vai manifestar o prazer que tem na benignidade (Jonas 4:2,10). O nosso arrependimento é manifestado diante de Deus por meio de Jesus Cristo (Filipenses 2:10-11); Jesus é o nosso Advogado diante de Deus Pai, pois é o sangue dEle vertido na cruz que nos purifica de todo pecado (I João 2:1-2).

Mal necessário

Vamos à segunda hipótese. Esta condição mostra-nos que o Covid-19 nada mais é senão um mal necessário que evidencia o princípio das dores, algo já predito por Jesus Cristo durante a Sua jornada aqui na terra.

Vamos dar uma olhada para o que diz Mateus 24:6-8: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terramotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.”

Quem diz “é mister que isso tudo aconteça”, está em outras palavras a dizer que é necessário que isso aconteça. E ao vermos a enumeração de Jesus, vemos “pestes” incluída; e quem fala de pestes está a falar de epidemias que, também, por uma questão de fim teleológico, podemos entender pandemia.

Por outra, sendo orientado por esta hipótese, pode-se dizer que Covid-19, apesar da dimensão do estrago que está causar em todo mundo, é apenas um mal necessário. O Covid-19 não é sinal do regresso de Cristo, apenas é o sinal de que estamos no princípio das dores (Mateus 24:8).

Não se atrapalhem com profecias sobre o regresso de Jesus Cristo. Meta na sua cabeça uma coisa, o Senhor Jesus não vai avisar nenhum profeta quando a sua vinda estiver prestes a acontecer, porque a bíblia diz que Jesus virá como um ladrão e há-de vir na hora em que nem pensamos (Mateus 24:44). Não podemos confundir princípios das dores com o fim. Princípio é uma coisa, fim é outra [risos…].

Jesus Cristo não volta depois de pandemias, fomes e guerras [risos…]; Jesus Cristo volta depois do evangelho do Reino ser pregado em todo mundo e em testemunho a todas as gentes (Mateus 24:14). Atenção, não é qualquer evangelho; Jesus falou de evangelho do Reino. Não façamos confusão!

Assumindo a hipótese de mal necessário, o que se tem a fazer é apenas tomar medidas cautelares e continuar a servir a Deus com fidelidade e prudência (Mateus 24:4,45-46).

A primeira medida a tomar é não se assustar (Mateus 24:6). É preciso entender que é um mal necessário, portanto, não podemos ficar assustados ou escandalizados com isso. Posto isto, é preciso não dar crédito a quem aparecer e apresentar-se como Cristo (indivíduo que se intitula ungido para pagar pelo problema). O único que é Cristo é Jesus, o nazareno.

É preciso estar atento, os falsos profetas também revelam-se nesta fase (Mateus 24:11); e é muito fácil ver quem é falso e quem é verdadeiro, pois o falso fala coisas que não se cumprem. Tudo que um profeta fala dizendo que Deus é que lhe disse, tem de se cumprir; caso não se cumpra, não falou da parte de Deus (Mateus 7:20; Deuteronômio 18:22).

É preciso estar muito atento para não ser enganado, a bíblia diz que em momentos como estes se levantam muitos e enganam a muitos (Mateus 24:11). Levantam-se muitos porque este é momento de desespero e muitos que não estão firmes facilmente sujeitam-se a qualquer coisa a troco da solução.

Em tempos como os do Covid-19, é um momento em que se espera união. Contudo, é preciso estar consciente que é também em momentos como estes que há muita traição, aborrecimento e multiplicação da iniquidade, ao ponto de fazer esfriar o amor (Mateus 24:10-12). Essas coisas trazem escândalos e leva os que servem a relaxar na obra e caírem na infidelidade e imprudência, tornando-se um mau servo de Deus (Mateus 24:48-51).

Nesta fase, a perseverança de todo crente é colocada à prova. É preciso saber e tomar todas estas medidas cautelares para que possa conseguir perseverar até o fim. Depois do Covid-19 passar a sua fé em Deus tem de estar viva para o bem da sua alma (Mateus 24:13).

Imprudência humana

A última hipótese que coloco para a nossa reflexão é que o Covid-19 sobreveio a nós por conta da nossa imprudência como seres humanos. Jesus é todo-poderoso. É Jesus quem governa os céus e a terra (Mateus 28:18). É Jesus quem coordena tudo e todos; e ninguém pode impedi-lo de fazer nada (Isaías 43:13).

O Diabo não é nada senão um mentiroso que treme aos pés de Jesus. Jesus colocou em baixo dos pés dos Homens toda força do Diabo (Lucas 10:19). Se o Diabo ainda abusa aos Homens é por causa da ignorância e imprudência; o Homem não sabe utilizar o poder que Jesus lhe deu e, quando sabe, não se esforça para aplicar (Mateus 7:24-27). Quando você é ignorante e imprudente, sempre que o Diabo soprar, grande vai ser a sua queda. O Diabo só faz estragos quando o Homem lhe dá lugar (Efésios 4:27).

É preciso saber que não obstante Jesus ter todo poder, Ele não comanda a vida do Homem como se de um demónio se tratasse. O demónio escraviza a pessoa; se um espírito imundo te possui, você irá cumprir desejo do tal espírito querendo deixar como não; enquanto o tal espírito não for tirado, ele vai oprimir, escravizando. Com Jesus é diferente. Quando o Espírito Santo vive em si, Ele apenas guia-te na verdade e você pode obedecê-Lo assim como não; naturalmente cada opção colherá a sua consequência.

Deus falou com Abraão, prometendo dar-lhe um filho (Génesis 15:4). Sara, em vez de perguntar a Deus como seria, presumiu que como ela era uma velha estéril, só poderia ser mãe de um filho gerado por outra mulher; e mandou Abraão dormir com a serva Agar; e Abraão também não perguntou, e foi fazer filho com uma mulher errada (Génesis 16:1-4). Deus não tem nenhuma culpa nessa história, eles é que não perguntaram.

O Senhor Deus disse aos filhos de Israel que quando entrar na terra prometida é para lançar fora todos os moradores da terra e destruir tudo que era deles (Números 33:51-52). Mas o povo de Gibeão ouvindo que o povo de Israel não brinca quando assunto é guerra, decidiu enganar-lhes, fazendo um concerto com eles; e os israelitas não consultaram a Deus, apenas fizeram o acordo (Josué 9:3-14). Deus não tem culpa nessa história, eles é que não perguntaram.

A humanidade quando decide levar uma vida que não se sujeita a Deus (uma vida sem dependência a Deus) fica totalmente vulnerável aos problemas; isto porque a imprudência conduz ao pecado, e o pecado faz com que o Diabo tenha o domínio sobre o Homem (João 8:34), em vez de o homem ter a força do Diabo debaixo dos seus pés.

O trabalho do Diabo é matar, roubar, e destruir (João 10:10). Ou seja, quando o Homem perde o poder que Jesus lhe deu sobre a força do Diabo, este Homem passa a estar sujeito à morte, roubo, e destruição. Ora, a morte não tem força sobre o Homem senão pelo pecado, porque o pecado é o aguilhão da morte; e a força do pecado é a lei (I Coríntios 15:56).

Deus sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Jesus, colocando-Lhe como nosso Senhor (I Coríntios 15:27; João 3:35). A saída para não cair na ratoeira “lei – pecado – morte” é apegar-se à fé em Jesus Cristo, Aquele que nos resgatou da lei (Gálatas 3:13) e que desfaz toda obra do Diabo (I João 3:8). Ao apegar-se a Jesus, a imprudência humana é eliminada, porque Jesus disse “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente” (Mateus 7:24).

Já terminei! Não vim pregar, como disse, apenas vim trazer uma proposta de reflexão à respeito do Covid-19, segundo a minha fé em Cristo Jesus. Mas se você não é crente e deseja em seu coração seguir Jesus Cristo, pode clicar aqui para fazer a oração, confessando Ele como seu Senhor e suficiente Salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top