Caná

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Vamos conversar um pouquinho acerca da fé. Há três coisas que um crente precisa ter: fé; esperança; e amor (I Coríntios 13:13). A bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, pelo que acho pertinente termos um tempo para reflectirmos sobre isto.

Muitos de nós conhece Abraão como o pai da fé. E de facto é. Contudo, a manifestação da fé começou muito antes de Abraão. Pela lista que nos é dada em Hebreus 11, notamos que este assunto de ter fé há-de ter começado já nos tempos de Abel, o segundo filho de Adão (Génesis 4:1-2).

Na lista que temos, depois de Abel seguiu Enoque, Noé e só a seguir vem Abraão (Hebreus 11:4-8). Mas Abraão é o pai da fé porque ele foi quem recebeu a promessa; acreditamos no que acreditamos porque ele acreditou primeiro; ou seja, ele é o pai da fé que nós temos (Romanos 4:12).

Agora vamos ler Hebreus 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.”

Três coisas saltam-nos à vista: alicerce; esperança; e sinal. Tudo vai girar em volta da esperança. Então é preciso entendermos o que é isso de esperança. De forma muito simples, a esperança é um desejo que não vimos e não vivemos, mas acreditamos que vamos viver (Romanos 8:24). Mas este desejo não vem do nada; vem de uma experiência (Romanos 5:4).

Vamos pegar no caso de Abraão. Deus apareceu para ele chamando-lhe para ir a uma terra e fez-lhe sete promessas (isto é experiência); ao passar a desejar e acreditar naquilo que Deus falou, nasceu nele uma esperança.

Quando falamos de fundamento, estamos a falar do lugar onde construímos; estamos a falar da nossa base; do nosso alicerce; ali onde vamos edificar a esperança.

Em outras palavras, fé é o lugar firme onde vamos depositar aquilo que desejamos viver, coisa esta que nasce depois de uma experiência. Para além de ser lugar firme, a fé é prova; ou seja, leva-nos a não duvidarmos que o que desejamos e ainda não vivemos, vai acontecer.

A palavra fé por si é sinónima de convicção. Olhando a definição que nos é dada em Hebreus 11:1, de forma mais simples, a fé pode ser definida como uma convicção gerada e alicerçada na palavra de Deus. É um tipo de convicção que não dá motivo para você olhar para outra coisa fora daquilo que a bíblia diz; porque a própria Palavra é que gera e alicerça a convicção (Romanos 10:17).

Abraão não tinha filho, e veio-lhe a palavra de Deus prometendo-lhe filho e ser pai de multidões (Génesis 15:4-6); Abraão não olhou para o facto de ter quase 100 anos e nem tão pouco o facto de sua esposa ser já velha; Abraão deu glória a Deus (Romanos 4:19-20). A convicção dele foi gerada pela Palavra que veio de Deus e o alicerce foi a própria Palavra, de tal maneira que não atentou para o seu estado.

Moisés não viu quando Deus fez os céus e a terra (foi antes dele nascer); Deus é que lhe contou, ele creu, e escreveu; porquê? Porque a convicção foi gerada pela Palavra e o alicerce foi a Palavra. A garantia de que aconteceu ou vai acontecer assim como a Palavra diz é a própria Palavra.

É por isso que algumas pessoas dizem que a fé é cega. A própria Palavra garante que ela mesma é verdadeira [risos…]. As circunstâncias negam e há argumentos para não acreditar; mas a fé te arrebata das circunstâncias e dos argumentos comprovados e te coloca fixo na Palavra.

Abraão já estava com a ideia de que o seu herdeiro seria um empregado, mas ao vir a Palavra não atentou para circunstâncias (sua velhice e da esposa); fixou seus olhos na palavra que saiu da boca de Deus, dando glória a Deus. O mesmo aconteceu com Moisés, acreditou que os mundos foram criados por meio da palavra de Deus [risos…]; não foi fazer investigação para ter comprovação científica, não; Deus disse-lhe, ele acreditou e documentou.

Pela fé contraria-se qualquer tipo de ciência. A fé tem capacidade de desmentir a ciência e prevalecer. Cientificamente, a água apaga fogo de classe A (porque a água reduz a temperatura da reacção entre objecto, calor e oxigénio); mas pela fé de Elias o fogo caiu do céu consumiu objectos molhados e lambeu a água (I Reis 18:34,38).

É preciso ter muita atenção, fé resulta da experiência com a palavra de Deus e tem de estar alicerçada na Palavra (Romanos 10:17). Tudo parte da palavra de Deus e termina na palavra de Deus. Desejos ou esperanças que não resultaram da interacção com palavra de Deus não é fé. Tem de estar enquadrado na bíblia. A palavra de Deus é autora e consumadora da nossa fé (Hebreus 12:2).

Não me venha com essa de desejar que homem casado deixe esposa dele para vir ficar consigo e dizer que é fé [risos…]. Isso é ser bandida. A fé não vem quando você aprecia marido de dono e vê que é um bom conteúdo e lhe deseja. A fé vem da bíblia; vem por ouvir o que a palavra de Deus diz; é um desejo (uma esperança) que vem pelo ouvir a palavra de Deus.

Agora, deixar marido de dono, que paga todas suas contas, porque ouviu a palavra que diz que Deus não se agrada de adúlteros e antes de fazer Eva fez Adão, portanto, há por aí um homem que te ama como Cristo amou a igreja, isso sim, é fé. Se você está entender esta mensagem, deixa marido de dono e vê o que Deus vai fazer na sua vida.

Nunca espere que Deus cumpra desejos desenquadrados com a Palavra dEle, porque até o fogo que caiu e consumiu o holocausto molhado, no dia que Elias desafiou profetas de Baal, só caiu porque Elias fez aquilo que Deus tinha lhe dito para fazer; ele agiu em conformidade com a Palavra (I Reis 18:36).

Duração da fé

Alguém pode perguntar o porquê de Paulo ter separado a fé e esperança em I Coríntios 13:13. A resposta é que existe esperança sem fé, mas não existe fé sem esperança (Hebreus 11:1). Quando se fala de fé está-se perante uma esperança gerada e alicerçada na palavra de Deus; esperança por si, qualquer um pode ter, e não há garantia que Deus fará.

Agora é preciso que o crente saiba que a fé tem tempo de duração; ela nasce quando ouvimos a Palavra e consuma-se quando alcançamos o testemunho (Romanos 8:24).

Em outras palavras, enquanto não acontecer aquilo que a palavra de Deus semeou em si, não se pára de agir em conformidade rumo ao alcance do testemunho. Faça chuva; faça sol; levanta tempestade na sua vida, mas você não duvida de que vai acontecer.

É preciso não esquecer que você é Homem. Em algum momento pode ser que você passe pela insegurança ou medo (Génesis 12:11-13; Mateus 14:23-30). Isso é mau. Mas quando isso te acontecer, faz como Pedro fez: grite “Senhor, salve-me”. E Jesus virá e estenderá a mão para te ajudar (Mateus 14:30-31).

É preciso ter cuidado, o que faz uma pessoa não alcançar testemunho é a dúvida e a incredulidade; estas coisas vêm quando comparamos a palavra de Deus com o que as circunstâncias dizem; não são as circunstâncias que consumam a nossa fé; o que consuma a nossa fé é o autor da nossa fé, a saber: a palavra de Deus. É para palavra de Deus que devemos atentar.

Naturalmente, quando alcançamos testemunho, a palavra de Deus volta a colocar outra fé (Génesis 21:1,7; 13:14-18) e assim sucessivamente; isso chama-se crescimento.

Passando pelo fogo

No intervalo entre a geração do desejo pela palavra de Deus ao alcance do testemunho, a sua fé vai passar por várias tentações. Você vai passar por momentos de tristeza (I Pedro 1:6-7). Desculpe-me, mas tenho de te dizer a verdade; mentir é pecado [risos…].

Depois de você abandonar marido de dono, que te paga contas (porque você creu que Deus não gosta disso e Deus vai te dar marido que te ama como Cristo amou a igreja), você vai ter de se virar para pagar suas contas e vai ficar sem marido; provavelmente vai parecer que nenhum homem quer saber de si.

O momento que caracterizei acima chama-se de tempo de provação da fé pelo fogo (I Pedro 1:7). A fé dá ânimo e muita alegria, mas tem esse momento de tristeza também. A bíblia diz que é por pouco tempo; atenção que pouco tempo de Deus pode ser uma hora assim como pode ser três ou mais anos [risos…]. Para Abraão, pouco tempo foram cerca de 15 anos. Não precisa temer, Jesus está sempre do seu lado.

No período em que a nossa fé passa pelo fogo, a ideia é que ela (a fé) se torne preciosa, e se ache em louvor e honra (I Pedro 1:7). Depois de passar pelo fogo, o testemunho chega; a glória do Senhor se manifesta e ela é maior que toda aflição que você passou. Abraão fez até um grande banquete quando Isaque foi desmamado (Génesis 21:8).

Por vezes, Deus faz prova da nossa fé. Ele apareceu para Abraão e mandou sacrificar Isaque, de quem tinha dito que viria sua descendência; Abraão não recusou e nem duvidou que a promessa ainda estava em pé; Abraão acreditou que se Deus permitisse que ele o sacrificasse, Deus iria ressuscitar Isaque dentre os mortos para cumprir a promessa que lhe fez (Hebreus 11:18). Deus deu todas condições para Abraão achar que o Senhor não era sério; mas Abraão, em vez de duvidar, acreditou na ressurreição; Deus rendeu sozinho e disse a Abraão que não precisava sacrificar [risos…].

Como aumentar a fé

Se você tem esta preocupação, tenho uma grande novidade para si! O tamanho da fé não é importante, ainda que você tenha uma fé tão pequena como um grau de mostarda, já é suficiente para resolver toda grande dificuldade (Lucas 17:5-6).

A fé é gerada e é alicerçada pela palavra de Deus. Desde que você aceite que a promessa que a bíblia dá em relação ao seu problema vai acontecer na sua vida e seguir a orientação que a bíblia está dar em relação a isso, já está resolvido o seu assunto; é só esperar pela consumação (Efésios 6:13).

É preciso entender que a fé não é algo que parte de si; a palavra de Deus é que te dá fé; o seu papel é apenas ouvir, aceitar, seguir (Romanos 10:17).

Tiago 2:14-26

É preciso, também, entender que a fé promove atitudes. Quando a Palavra gera um desejo em si, Ela leva-te a tomar alguma atitude em relação àquele desejo.

A palavra de Deus prometeu Abraão que ele iria ter um filho com Sara; se Abraão tivesse entrado no quarto e cruzasse os braços não iria acontecer nada. Para que Sara ficasse grávida, Abraão teve de dormir com ela, porque a fé sem obra é morta. Deus pode abrir o céu, prometer-te coisas, se você não tomar atitude em relação ao que Deus disse, não vai acontecer nada; Sara não vai ficar grávida enquanto você permanecer de braços cruzados.

Mesmo Maria não ficou grávida do nada; teve de aceitar que o Espírito Santo descesse sobre ela e ser coberta com a virtude do Altíssimo (Lucas 1:35,38). Onde há fé tem de haver atitude. A sua fé é manifestada por meio da sua atitude. Quando se fala de obra fala-se de atitude. O homem que foi pendurado na cruz ao lado de Jesus creu que Jesus é o Senhor, depois tomou atitude dizendo lembra-te de mim (Lucas 23:40-43).

Deus chamou-te para ser pregador? Mano, você tem de estudar bíblia dia e noite e orar; o desejo gerado é ensinar e curar gente como Jesus curava? Mano, você tem de orar como Jesus orava. Enquanto as pessoas iam para casa dormir, Jesus ia ao monte, onde passava a noite orando e de manhã ia ensinar e curar gente (João 7:53; 8:1-2; 9:1-7); Jesus fazia obra de dia e passava a noite orando, por isso dormia no barco durante a viagem [risos…].

Não queremos preguiçosos aqui; a fé não dá preguiça; a fé dá trabalho. Quando o desejo é gerado em si e você não toma uma atitude em relação a tal fé, diz-se que você negou a fé (I Timóteo 5:8). Aceita o desejo gerado e alicerçado pela palavra de Deus, toma atitude, e espera em Deus sem duvidar; vê o que Deus vai fazer na sua vida.

Já acabei de pregar! Se você é aquela pessoa que diz eu quero seguir Jesus (a Palavra de Deus), por favor, clique aqui para fazer a oração de aceitação.

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is MB. Only files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Visitas

    742602
    Hoje
    Ontem
    Esta semana
    Última semana
    Este mês
    Último mês
    Desde 31/07/2018
    1161
    1206
    7444
    682314
    6632
    12669
    742602

    Seu IP: 195.201.12.243
    2025-04-05 22:12

    Chave de Davi

    Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

    Junte-se à nossa comunidade

    Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

    Fala comigo

    Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

    Search

    Ir ao Top