Caná

Autoridade sobre os demónios

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O poder para expulsar demónios é uma das heranças que os crentes receberam de Jesus Cristo. O trabalho dos demónios é levar a tua vida à desgraça; ficam felizes quando te prejudicam. Têm esse comportamento desde que o Diabo rebelou-se contra Deus, mas foi Jesus quem veio mostrar que é possível expulsar por simples palavras. Então hoje vamos aprender sobre como usufruir deste legado de Jesus.

Lembrar a todos que este mês de Junho, segundo o nosso calendário, temos uma vigília de oração, cada um no seu canto de oração numa data à tua escolha. Para mais informações veja a Nota1.1 do nosso calendário de oração. É só para solteiros, isto porque casados têm um plano especial de oração.

Vamos ler juntos Marcos 1:25-27 “E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te e sai dele. Então, o espírito imundo, agitando-o e clamando com grande voz, saiu dele. E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!”.

A forma como as pessoas reagiram deu-me um apetite de saber como eram as coisas naquele tempo em que Jesus iniciou o ministério. Fui ver na minha minibiblioteca [risos…] e encontrei dois tios que falam disso: Richard Hoover e Raimundo Oliveira.

Na altura em que Jesus iniciou seu ministério, os judeus acreditavam na existência de demónios. Mas não sabiam muito bem de onde vinham, pois tinham várias lendas tentando explicar sobre isso. E várias pessoas, naquela altura, recorriam à rituais mágicos e encantamentos para tentar expulsar os demónios da sua vida. É por isso que ficaram atónicos e acharam extraordinário quando viram Jesus a expulsar demónios com simples palavras.

Já vimos o contexto, voltemos a bíblia. Ela mostra que, não obstante as pessoas ficarem maravilhadas pelo facto de terem sido reveladas que o poder de Deus ia até esse nível, houve muita controvérsia. O grupo dos Escribas e Fariseus dizia que Jesus expulsava demónios por intermédio de Belzebu, o príncipe dos demónios (Mateus 12:24). Belzebu é Satanás (Mateus 12:26).

Até hoje há muita gente que se comporta como os escribas e fariseus. Chamam os servos de Deus que expulsam demónios de curandeiros religiosos e outros nomes. Esse comportamento é normal, Jesus avisou que todos que não lhe conhecem iam nos chamar por esses nomes (João 15:18-21).

Todo que crê em Jesus pode expulsar qualquer espécie de demónio por meio do nome de Jesus. Qualquer crente! Para isso é preciso saber como Jesus expulsava e seguir. No evangelho não se inventa nada, é só olhar o que Jesus fez e ensinou; depois é só imitar, e mais nada; está consumado, é só seguir os passos dEle.

O Senhor Jesus expulsava os demónios pelo Espírito Santo (Mateus 12:28). Até à altura em que Jesus veio, o Espírito Santo era apenas para pessoas que tinham alguma responsabilidade a realizar um determinado trabalho (Êxodo 11:17; I Samuel 16:13; Juízes 6:34). Depois que Jesus subiu para sentar-se à destra do Pai, o Espírito que repousava nEle desceu e é sobre todo aquele que crê em Jesus (João 7:38-39; Atos 2:39). Se segues Jesus, repita isto: o Espírito Santo é sobre mim!

A outra coisa que você precisa entender é que existe o Homem exterior, que é este que se vê, e existe o Homem interior, que é o teu espírito (II Coríntios 4:16-18). O negócio de Deus é com o homem interior (teu espírito), porque Deus é Espírito (João 4:24); tanto mais que Jesus veio para vivificar o teu homem interior (I Coríntios 15:45) e crucificar o teu homem exterior (Gálatas 5:24).

Há duas coisas: há doença e há demónio (Marcos 1:32). Uma pessoa pode estar doente ou endemoninhada. A doença atinge apenas o homem exterior. Quando você está doente o teu espírito não tem nenhum problema, é apenas o teu corpo que não está bem. Por sua vez, o demónio atinge o espírito em primeiro lugar, e depois o corpo.

Não vou me centrar nas doenças do Homem exterior. Ela é humanamente normal! Essa parte tem, também, várias alternativas, pois para além da cura divina pode ir ao hospital (Mateus 10:1; I Timóteo 5:23). Há dias tive uma dor de dente terrível, tomei medicamento e fiquei bem [risos…]. Eu não espero milagre enquanto a solução está ao meu alcance.

Continuando, dizia que o demónio actua ao nível do homem interior (espírito) e sempre atinge também o corpo, pois é por meio dele que materializa as suas intenções. A ideia do demónio é destruir a vida espiritual das pessoas e tirar o bem-estar. Resumindo, desgraçar.

Vamos pegar um exemplo concreto, Mateus 9:32-33: “E havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demónio, falou o mudo”.

Este homem, a qual a bíblia se refere, é exemplo de um homem que fica mudo por conta de uma acção demoníaca. O demónio atingiu o espírito (homem interior) e manifestou-se no homem exterior colocando o homem mudo. Jesus, ao expulsar o demónio, o homem teve a sua habilidade de fala activada.

A deficiência que este homem tinha não era uma questão do homem exterior. Era algo que partia do homem interior, por isso, uma vez expulso o demónio, o homem falou.

Isso não quer dizer que todo deficiente que vês tem demónio, nada disso. O Homem exterior (corpo humano) também contrai deficiência sem nenhum demónio estar no negócio. O nosso Homem exterior está sujeito a ficar doente, sobretudo quando não cuidamos dele. Mas é preciso vigiar sempre, porque há diversos tipos de demónios e há uns que quando entram colocam doença no Homem exterior, um deles chama-se espírito de enfermidade (Lucas 13:11).

Contudo, o que temos de reter aqui é: Jesus expulsava os espíritos imundos por meio do Espírito Santo que estava nEle. E esses espíritos imundos, embora exteriorizem as suas obras por meio do corpo humano, promovem suas acções ao nível do Homem interior (espírito humano).

Eu vejo três lugares onde habitam os espíritos imundos: inferno (II Pedro 2:4); lugares celestiais (Efésios 6:12); no Homem e lugares áridos (Mateus 12:43). Quando se fala de lugares áridos refere-se também ao Homem, mas neste caso é pessoa inculta que não teme a Deus. Os demónios gostam de viver no Homem, pois sob influência demoníaca é instrumento de iniquidade entre a humanidade (Romanos 6:13).

Assim como Deus olha o Homem como seu templo (I Coríntios 3:16), os demónios olham o Homem como casa (Mateus 12:43-44). Tudo isto acontece ao nível do espírito humano. Tanto Deus como o Diabo conectam-se contigo por meio do espírito humano. O espírito humano é muito importante, dele depende toda vida do ser humano (Provérbios 4:23); se ele estiver corrompido, mesmo teus pensamentos vão ser afectados.

Os demónios podem agir estando dentro da casa (espírito humano), assim como podem agir estando de lado de fora. Fica calmo, vamos explicar tintim por tintim.

Agir do demónio fora da casa

Quando o demónio actua estando fora da casa, ele não tem domínio sobre a pessoa. Actua como perseguidor e tentador (Marcos 1:13). Isso acontece com os que estão em Cristo Jesus, porque o Espírito Santo habita no cristão (João 14:17). O demónio não tem como entrar no teu espírito porque o Espírito Santo está lá dentro, então ele só pode trabalhar estando por fora.

Jesus foi para o deserto e o Espírito Santo estava sobre Ele (Lucas 4:1). Durante os 40 dias, os demónios, dos mais terríveis, ficaram à volta dEle. Trabalharam estando lá de fora, mas lá dentro não entraram (Marcos 1:13). Essa é uma das vantagens de ser cristão.

Neste caso, o demónio usa a perseguição e a tentação à procura de uma brecha para entrar na pessoa; se perseverares na Palavra é uma questão de tempo, para ele fugir (Mateus 4:11; Tiago 4:7). Aqui o Diabo até pode oprimir colocando-te algumas dificuldades em várias áreas da tua vida.

O demónio pode bloquear vida financeira, vida profissional, sentimental, académica, etc. É perseguição! Jogo baixo! Ou seja, por meio desse jogo baixo até pode conseguir te oprimir temporariamente, mas não consegue te levar à perversão (abandonar princípios de vida cristã) sem a tua autorização (Tiago 4:7). Qualquer pessoa que quer seguir a Jesus Cristo tem de estar pronto para viver esse tipo de aflições; o Diabo perseguiu Jesus desde a altura em que estava na barriga de Maria até… (Mateus 2:16).

Como vês, este caso faz parte da jornada cristã; é uma questão de perseverares na Palavra e na oração com firmeza. A vida em Cristo não é só feita de louvor e dança; as fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições e angústias por amor de Jesus Cristo, fazem parte desta caminhada (II Coríntios 12:10).

Agir do demónio dentro da casa

Quando o demónio está dentro da casa, ele domina a pessoa (João 3:10; João 8:34). Há uma variedade de demónios, há uns que actuam, por exemplo, na opressão da pessoa (Lucas 13:11) e há outros que trabalham na perversão da pessoa (I João 3:8); às vezes pervertem e oprimem (Mateus 26:14-16; 27:3-5).

Este é um caso que não deves te conformar com ele nunca. Fora até pode agir; mas entrar dentro do teu espírito, não! De dentro deve ser expulso. O demónio é expulso “em nome de Jesus”.

Jesus quando expulsava o demónio simplesmente dava ordem para sair, mas nós, como discípulos dEle, não podemos expulsar dessa forma; temos de dar ordem para o demónio sair “em nome de Jesus” (Atos 16:18). Primeiro porque isso significa que estamos a agir em nome dEle; segundo, esse é o nome que está sobre todo nome e todos são obrigados a dobrar joelho diante dEle (Filipenses 2:9-11). Se você expulsar em teu nome ou em nome do teu avó, não vai sair; demónio só tem medo do nome de Jesus.

Atenção, demónio não se mata e nem se amarra; é para expulsar. Demónio é um espírito, e nenhum espírito morre, só pode ser atormentado (Apocalipse 20:10); se o espírito morresse, Deus já teria matado Diabo há muito tempo. Não pode amarrar, porque espiritualmente, neste tipo de situações, aquilo que falas é o que acontece; se dizes “amarro-te em nome de Jesus”, o demónio pode não ir embora; irá continuar na vida daquela pessoa estando amarrado [gargalhada…]. Use verbos familiares a “expulsar”; não inventa.

Outra coisa, não se pede a Deus Pai para expulsar o demónio, mas pode se pedir que Ele tenha misericórdia quando vemos resistência do demónio (Mateus 15:22; II Coríntios 12:8). Quem deve expulsar demónio és tu, através do nome de Jesus. Orar a Deus pedindo para Ele vir expulsar demónio na vida de alguém, é ser como o patrão que diz ao empregado “liga ao fulano cobrar factura” e cinco minutos depois o empregado voltar com telefone na mão e pedir ao patrão que seja ele a ligar.

É possível expulsar e não sair

Eu gosto de ser franco com as pessoas [risos…]. É possível um simples crente, assim como um servo de Deus, não conseguir expulsar um demónio que está numa determinada pessoa (Mateus 17:19).

O primeiro motivo para isso é dúvida (Mateus 17:20). Para expulsar demónio é preciso crença (Marcos 16:17); se duvidares, há demónios que não vão sair (Tiago 1:6-7).

O segundo motivo é que há variedades de demónios, e certos grupos de demónios não saem com simples ordem em nome de Jesus. Há demónios que para serem expulsos é preciso oração e jejum (Mateus 17:21).

O terceiro motivo, a pessoa deve querer ser liberta e agir como tal; enquanto não quiser abrir a mão de coisas diabólicas, Jesus não poderá fazer nada. Jesus foi para província dos gadarenos e queria libertar aquela cidade das garras dos demónios, mas todas pessoas daquela cidade pediram-No que se retirasse da cidade, e Jesus teve de voltar (Mateus 8:28-34); só conseguiu deixar uma semente lá (Marcos 5:18-20).

O quarto motivo, a pessoa que conduz a outra para libertação tem de estar convertida. Se ainda não és cristão e fica enfrentando espíritos malignos usando nome de Jesus, esses demónios vão te bater bem mesmo (Atos 19:13-16). Outra particularidade, a pessoa que conduz a outra para libertação não pode estar em falta com Deus; tem de estar espiritualmente bem (Mateus 15:14).

Há ainda a considerar uma situação, diga-se especial. Isso pode acontecer com quem já é crente. Há casos em que o espírito maligno não está no espírito humano, mas sim no homem exterior; e Deus decide não libertar a pessoa. Foi o caso do apóstolo Paulo, ele tinha o Espírito Santo no Homem interior e tinha um espírito maligno no Homem exterior (corpo) que lhe batia sempre que ele se exaltasse (II Coríntios 12:7).

Ser liberto

Quando a pessoa é possessa, ou seja, o demónio faz morada no seu espírito, não precisa de rituais e nem encantamento (isso não liberta, só aumenta [Marcos 3:23]). A única coisa que ela precisa é encontrar-se com Jesus. Tão simples assim.

Duas coisas acontecem quando a pessoa encontra-se com Jesus. No primeiro cenário, ela pode ser liberta sem precisar fazer nada, antes até de aceitar Jesus (Marcos 5:1-13; 1:21-25). Quem é crente há bastante tempo já deve ter visto casos assim em que pessoas vão, às vezes até pela primeira vez a um culto ou a um evento onde é invocado o nome do Senhor Jesus, e de repente o demónio manifesta e alguém vai lá e expulsa o maligno. Há ainda gente que não é crente, mas passando por essa situação de opressão procura ajuda num servo de Deus e este ora e Jesus liberta. Jesus faz isso por causa da misericórdia (Marcos 5:19); Ele dá chuva para os bons e maus (Mateus 5:45).

Se Jesus te libertar desta maneira, por favor, não Lhe abandona! Decida seguir a Ele. Você precisa se entregar a Jesus, porque se o demónio que saiu não encontrar outra pessoa para morar nela, vai voltar e provocará danos piores (Mateus 12:43-45). Mas quando você é liberta desta maneira e decide seguir Jesus, o Espírito Santo ocupará a casa e ainda que o demónio volte não vai conseguir entrar (I João 4:4).

O segundo cenário é, ao encontrar-se com Jesus, ter de sujeitar-se a Ele primeiro (Tiago 4:7). Isso implica entregar tua vida a Jesus, mudar a tua maneira de viver, assumindo um estilo de vida que agrada a Deus, resistindo ao Diabo (Tiago 4:7). Faz-se isso acompanhado da oração; se tiver ajuda de um outro crente, ou servo de Deus, melhor ainda (Mateus 18:19).

Neste tipo de caso a libertação nem sempre acontece imediatamente, pode levar algum tempo; mas já venceste! Esses são aqueles casos que Jesus falou que é necessário oração e jejum (Mateus 17:21). Jesus conseguiu libertar o menino lunático imediatamente sem precisar jejuar, porque tinha uma porção do Espírito Santo sem medida (João 3:34).

Tem gente que pergunta: Jesus disse que tudo que Ele fez posso fazer, mas comigo não acontece porquê? É o seguinte, há resultados do exercício de fé que só vão acontecer na sua vida quando você estiver mais conectado a Jesus. É por isso que Jesus disse que “quem está em mim, e eu nele, este dá muitos frutos” (João 15:5). Para fazeres tudo que Jesus fazia, deves crer nEle e estar plenamente nEle (João 14:12; 15:5).

Outra coisa, é preciso respeitar o tempo e as etapas: Paulo começou pregando (Atos 9:19-20); depois recebeu ministério/chamado (Atos 13:2); e a seguir Deus começou a usá-lo para várias áreas, desde curas extraordinárias e muito mais… Em Cristo, tudo começa de pouco (Mateus 13:31-32).

Já falei das duas possibilidades, quero acrescentar mais uma. Falo da libertação de terceiros. Você pode conhecer Jesus e estar bem espiritualmente, mas a pessoa possessa não estar em Cristo e estar nem aí para Jesus. Pode ser teu filho, familiar, amigo, ou um conhecido. Podes alcançar libertação para essa pessoa, mas para isso você precisa ter certeza que Jesus vai libertar-lhe e orar com muita insistência (Mateus 15:21-28). Terás que orar muito e ser paciente. E a pessoa não precisa saber que você está orando por ela.

Contudo, se tiver como trazer a pessoa para Jesus é melhor (Mateus 17:15-18; 9:1-2); mas se não puder, insiste orando até Jesus resolver o problema. Você não precisa andar aí a dizer a pessoa que ela tem demónio, assado e cozido; isso vai matar o teu bom relacionamento com a tal pessoa; além do mais, isso não é bom! Destrói a saúde emocional daquela pessoa. Mesmo quando te zangas com a pessoa, não mexe nisso. A tua luta não pode ser contra a pessoa, mas sim contra o espírito que está pervertendo o indivíduo (Efésios 6:12).

As pessoas são para ser amadas cordialmente e abençoadas, mesmo quando nos fazem mal (Romanos 12:10-14). Se quiseres te aborrecer, aborreça-se contra o mal e nunca contra pessoa (Malaquias 2:16). Se você fica aí dizendo ao teu filho “tens demónio, tens de ir à igreja para te tirarem isso que te leva às drogas”; estás destruindo a tua relação com o teu filho; se com palavras sábias ele não aceita o convite, haja paciência e faça como a mulher cananeia; vai rogar Jesus para libertá-lo (Mateus 15:21-28).

Pode ser que haja muitas mais coisas por dizer em torno disto (e de facto há), mas o que tinha para partilhar com os irmãos é isto. Se ainda não és cristão, por favor, clica aqui para seguir Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador. Venha viver a misericórdia de Deus!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top