Caná

Eva e a serpente

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Muitos de nós crescemos sendo ensinados que não podemos questionar coisas de Deus. É só “sim, ámen!” [risos…] Meus irmãos, não é bem assim. A prova disso é que os apóstolos fizeram perguntas a Jesus. Não é errado questionar para saber ou entender, errado é questionar para negar. Hoje gostava de explicar como é que a serpente falou com Eva, considerando que uma serpente em condições normais não fala. Estou com muita paciência hoje [risos…].

Vamos abrir a bíblia em Génesis 3:1 “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”

Podemos, também, conferir Apocalipse 12:9 “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo mundo”. Voltemos para Génesis 3:13b “E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.”

É o seguinte, filhinhos amados de Deus, existem várias formas de os seres espirituais interagirem com os Homens. Tanto seres espirituais da parte de Deus, quanto os seres espirituais da parte do Diabo podem falar de várias formas com o Homem.

Um espírito pode falar com o Homem directamente. O Diabo falou directamente com Jesus quando estava a ser tentado no deserto (Lucas 4:3). O anjo que apareceu para Cornélio também falou com ele directamente (Atos 10:3-4) [lembre-se anjo é um ser espiritual]. Dependendo da intenção do espírito, ele pode falar directamente consigo e só você ouvir, assim como pode falar e todos ouvirem (Atos 9:7; Daniel 10:7).

Um espírito também pode falar com o Homem de espírito para espírito. Grande parte das vezes o Espírito Santo trabalha desta forma. As pessoas costumam chamar de voz no fundo do coração [risos…]. É assim, o Homem é composto por corpo, alma e espírito (I Tessalonicenses 5:23). Falar de espírito para espírito é o ser espiritual falar com o teu espírito, aí você não ouve com ouvidos físicos, é como se fosse uma voz íntima no coração, pronto! (Romanos 8:15-16).

Publicidade

Muitos pensam que toda a voz íntima de coração que ouvem é o Espírito Santo falando, cuidado! Às vezes é Diabo (I Crónicas 21:1-2). O facto de você ser baptizado no Espírito Santo e falar em línguas [risos…] não impede que o Diabo soe como voz íntima no coração, cuidado!

Para além destas formas que enumerei, o espírito também pode instrumentalizar qualquer ser vivo para falar com o Homem. Um ser espiritual, tanto da parte de Deus, quanto da parte do Diabo, tem poder para fazer um animal falar, utilizando como instrumento para alcançar suas intenções.

Como explico isso? Funciona do mesmo modo como um espírito imundo fala quando uma pessoa manifesta demónio. Em Marcos 1:23-25, Jesus estava a ensinar numa sinagoga e de repente um espírito imundo [demónio] gritou dizendo “Ah! Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus”; estas palavras parecem de uma pessoa normal, mas Jesus viu que aquela pessoa estava a ser instrumentalizada por um demónio, por isso Jesus reagiu dizendo “Cala-te e sai dele”.

Da mesma forma que o espírito usa uma pessoa para falar, ele pode usar um animal. O texto bíblico de Números, capítulo 22, pode nos ajudar a compreender muito bem como um espírito pode abrir boca de um animal para falar.

O rei dos moabitas, Balaque, temendo o povo de Israel mandou chamar Balaão para amaldiçoar o povo antes de enfrentá-los em guerra. Depois de Balaão resistir, acabou indo. Diz a bíblia que no meio do caminho o Anjo do Senhor apareceu e pós-se num lugar estreito, sem caminho para desviar, e a jumenta através da qual Balaão viajava até encontra-se com Balaque interrompeu a viagem e deitou-se (Números 22:26-27).

Diz ainda a bíblia que Balaão, não gostando da brincadeira, espancou a jumenta. E a bíblia claramente diz que Deus abriu a boca da jumenta e ela começou a falar com Balaão. A jumenta perguntou “Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?” (Números 22:28).

Publicidade

Esta passagem evidencia que um espírito tanto da parte de Deus, quanto da parte do Diabo tem poder para abrir a boca do animal e instrumentalizá-lo para falar ou incitá-lo a falar.

O que aconteceu no Jardim do Éden entre Eva e a serpente foi algo muito prático. O Diabo é cheio de sabedoria, como ele queria enganar a mulher, viu que não podia falar com Eva directamente; não podia falar com Eva de espírito para espírito; o mais prático era procurar um animal astuto e abrir a boca dele. A serpente, sendo um animal manhoso, só podia utilizar a fala para enganar. Em Apocalipse 12:9, um dos versículos que lemos acima, mostra que o Diabo para além de abrir a boca da serpente, tem poder para transformar-se no que Ele quiser ser a fim de alcançar seus objectivos (II Corintios 11:14). Portanto, não pode ser escândalo [motivo para duvidar da Palavra] o evento de Génesis 3.

Espero ter-me feito entender! Para terminar vamos abrir I João 4:1a “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus”.

Minhas irmãs e irmãos, como vimos, tanto os espíritos de Deus, quanto os espíritos do Diabo podem falar com o Homem de várias formas. Coisas sobrenaturais são muito atraentes quando acontecem em nossas vidas, mas muito cuidado quando o espírito diz-te algo, não corra feito um emocionado para fazer; é preciso avaliar se essa voz audível ou íntima do coração é coisa de Deus ou do Diabo.

Como eu vou saber? A voz seja audível ou íntima não pode contradizer o que está na bíblia em nada. Repito, em nada! De novo, em nada. Volto a repetir, em nada! Adão e Eva caíram porque deram ouvidos a voz que contradizia o que Deus havia dito.

Deus disse “no dia que dela comeres, certamente morrerás” (Génesis 3:17) e a serpente disse “Certamente não morrereis” (Génesis 3:4), e eles deram ouvido a serpente, e como resultado morreram no mesmo dia (Génesis 5:5; II Pedro 3:8).

As pessoas que conhecem muito a bíblia devem estar a dizer, como assim morreu no mesmo dia, se nós vimos que depois foram lançados para a terra e tiveram muitos filhos e filhas; e Adão morreu com 930 anos? [risos…] Perdão, Professor Doutor Mestre da Bíblia Sagrada, mas Deus não mentiu, Adão morreu no mesmo dia para Deus. Como o Excelentíssimo Teólogo pode ver, Adão morreu aos 930 anos, e um dia para Deus é como mil anos, e mil anos como um dia (II Pedro 3:8). Portanto, Deus não mentiu, eles morreram no dia que comeram. Sublinho, Dia aos olhos de Deus.

Por isso, meu amigo, sempre que ouvir qualquer voz, antes de se comportar como um emocionado, abre a bíblia e consulte sobre o assunto. Se vir que há concordância pode assumir uma posição. A bíblia diz em I Tessalonicenses 5:21 “Examinai tudo. Retende o bem”. Deixem de fantasias e emoções, examinai tudo.

O Espírito Santo que revelou a Bíblia não vai te revelar algo novo que contradiz a bíblia, porque nós somos edificados sobre o fundamento dos apóstolos [da bíblia] e profetas [da bíblia], de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina (Efésios 2:20). Se Deus revelar algo que contradiz a bíblia já não estamos a ser edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas da bíblia; isso seria um novo fundamento. O trabalho do Espírito de Deus agora consiste na edificação e aperfeiçoamento dos crentes (Efésios 4:12).

Contudo, há espaço para Deus revelar algo que contradiz a bíblia. É muito raro que Deus faça isso. Ele faz isso quando quer te levar para um novo nível espiritual, mas antes testa a sua maturidade. Pela omnisciência, Deus já sabe, mas mesmo sendo omnisciente faz questão de ver ao nível prático se você tem juízo ou não (Deuteronómio 13:1-3; João 6:5-6). Quando Deus te experimenta (revela algo que te conduz a fazer coisas que colidem com a Bíblia), não é para você fazer [risos…]; fique firme na Palavra. Examine tudo!

Eu fico por aqui! Se você ainda não segue Jesus, e deseja em seu coração, dar o primeiro passo, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador da sua vida. Vem viver a misericórdia de Deus!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599235
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1675
772
5382
538260
14022
11495
599235

Seu IP: 3.135.215.96
2024-09-19 22:01

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top