Caná

Interesses do Rei Davi

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! É sempre uma grande alegria servir-te a Palavra de Deus. A bíblia diz que esta Palavra é viva e eficaz, apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4:12). Nisto está a nossa alegria em escrever estas coisas. Hoje vamos nos alimentar com os quatro interesses do Rei Davi.

Para o efeito, vamos abrir as nossas bíblias em Salmos 27:4, que diz “Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo”. Ámen!

O Rei Davi é uma das referências bíblicas de quem temos muito para aprender e seguir os seus passos. Quando Deus dá um testemunho acerca dele, afirma que Davi servia-Lhe com um coração sincero e honesto (I Reis 9:4). É por isso que Davi é tido como homem segundo o coração de Deus.

Lendo toda história de Davi é possível ver que se movia por interesses. Ele olhava muito para as vantagens da proposta que estava diante de si. Se você pensa que Davi ganhou coragem para enfrentar Golias à toa, está enganado [gargalhada…]. Ele ouviu que Saul iria enriquecer com grandes riquezas, e daria a sua filha, e a família daquele que derrubasse Golias passava a não pagar imposto (I Samuel 17:25-27).

Um dia Davi parou e examinou a sua vida e chegou à conclusão de que Deus era para ele: luz; salvação; e força (Salmos 27:1-3). Depois de deduzir isso, decidiu fazer um pedido a Deus: morar na Casa do Senhor todos dias da sua vida (Salmos 27:4). E não foi um pedido feito em vão, não é um pedido vaidoso, é um pedido feito com quatro propósitos.

Contemplar a formosura de Deus

A primeira finalidade de Davi ao pedir a Deus para morar para sempre em sua casa é contemplar a formosura do Senhor. O desejo principal dele com esse pedido era sentir a maravilhosa bondade de Deus.

Muitos de nós vamos à igreja para espantar demónios que nos impedem de ter terreno 10 por 15 metros, para além de casamento e emprego [risos…], materialismo que não acaba! [gargalhada…] Davi, homem segundo coração de Deus, não era assim… A prioridade dele era contemplar a formosura de Deus.

Gente, o crente não precisa esperar Jesus voltar para poder contemplar a formosura dEle. O crente pode contemplar a formosura de Deus estando ainda aqui na terra. Para cada crente, Deus preparou uma porção de coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do Homem (I Coríntios 2:9; 13:12).

A bíblia diz que Deus já preparou. A tua porção Deus já doseou, o que você precisa para começar a contemplar é amar a Deus, porque essas coisas o Senhor ordenou para os que correspondem ao amor dEle (I Coríntios 2:9).

Há gente que faz confusão: amar a Deus não é condição para você ter acesso à sua porção. Amar a Deus é caminho que dá acesso às coisas que Deus preparou para si. A partir do momento que Jesus morreu por nós, sendo nós ainda pecadores, tudo que o Senhor orienta a fazer para ter acesso às suas promessas é caminho.

Você não precisa preencher requisitos para receber algo de Deus, você só precisa trilhar o caminho. É por isso que se diz que não é por mérito, mas sim pela graça. Espiritualmente caminha-se através das nossas atitudes. O caminho para contemplar a formosura de Deus é ama-Lo, isto é, aceitar e obedecer os mandamentos dados por Jesus (João 14:21). É maravilhoso contemplar a glória de Deus, que o digam os apóstolos Paulo e João (Apocalipse 4:1-3; II Coríntios 12:1-4).

Aprender no templo de Deus

O segundo interesse de Davi ao pedir morar na Casa do Senhor todos dias da sua vida era aprender no templo de Deus. Ou seja, depois de contemplar a formosura, Davi queria aprender, queria ser orientado por Deus!

Infelizmente, são poucos crentes que desejam aprender alguma coisa da parte de Deus. Infelizmente, são poucos servos que ainda aceitam sentar para aprender. Infelizmente, são poucos pregadores que lêem bíblia. Infelizmente, são muitos que querem ensinar sem aprender no templo. É por isso que pegam a Palavra de Deus e misturam-na com vã maneira de viver que aprendem na rua e ensinam o povo de Deus. Por que as ministrações têm pouco Jesus hoje? A resposta é: aprendem fora do templo.

Muitos só lêem até aquela parte em que Jesus diz “e eu vos aliviarei”. Ignoram o versículo seguinte que diz “aprendei de mim” [gargalhada…]. Jesus convida-nos a aprender dEle (Mateus 11:29). Esse era o segundo interesse de Davi, aprender no templo.

Protecção e firmeza no dia da adversidade

É interessante ver como aquilo que move muitos de nós a procurarmos Deus está em terceiro lugar na lista de interesses de Davi. O Homem segundo o coração de Deus pediu para morar para sempre na Casa do Senhor, porque sabia que Deus iria lhe proteger das adversidades, escondendo-lhe no oculto do seu tabernáculo (Salmos 27:5).

Creio que já é oportuno explicar o que é isso de viver na Casa do Senhor. De um modo mais simples, isso significa ser crente. O que Davi está pede nesse versículo é ser crente todos dias da sua vida. Ele não queria perder o Espírito que recebera quando foi ungido pelo profeta Samuel (I Samuel 16:13), porque espiritualmente, o que nos identifica como membros da família de Deus é o espírito que está em nós (Efésios 2:18-19).

Para todos debaixo do sol há um dia da adversidade, mas os que passam pela adversidade estando na Casa do Senhor têm a vantagem de serem escondidos (Salmos 27:5). Isto é, a adversidade não actua no crente na sua plenitude. As contrariedades atingem o crente numa proporção que ele pode suportar (I Coríntios 10:13).

Lendo Salmos 27:5 podemos encontrar “pôr-me-á sobre uma rocha”. Com isto, Davi está a dizer que Deus vai colocar ele firme diante das adversidades. Davi viu que a adversidade não derruba quem está na Casa do Senhor, por isso fez esse pedido.

Ser honrado por Deus

A quarta vantagem que Davi viu para pedir viver na Casa do Senhor é ser exaltado por Deus, facto que impulsionaria ainda mais o seu espírito voluntário (Salmos 27:6). Muito inteligente Davi! Ele descobriu o segredo. Ele viu o que é importante. Em vez de pedir a Deus para lhe exaltar, Davi pediu morar na Casa do Senhor, porque viu que estando lá a exaltação ia-lhe ao encontro.

Ninguém pode ter dúvida que Deus exaltou Davi. Homem que nasceu da barriga de mulher como qualquer um de nós, tem a história dele escrita na bíblia e até eu em Moçambique estou a falar dele como um exemplo a seguir no que concerne aos interesses que carregamos como crentes [gargalhada…].

Uma das coisas que me impressionam nesta oração de Davi, é que Ele não só pede ao Senhor, como também compromete-se a buscar (Salmos 27:4), compromete-se a esforçar-se, fazendo a parte dele para morar todos dias da vida dele na Casa do Senhor!

Muitos de nós só fazemos orações bonitas, mas depois de tirar nosso joelho do chão não fazemos nada que está ao nosso alcance a fim de procurar o que pedimos. Davi não era assim, pedia e procurava chegar lá. Através desta oração Davi ensina-nos que não se pede frutos a Deus, mas pede-se ser vara da videira verdadeira (João 15:5).

Já acabei de pregar! Se você, em seu coração seguir a Jesus, por favor, clique aqui para fazer connosco a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top