Hoje quero pregar como Pedro no dia de Pentecostes [risos…]. Varões e varoas das Américas a Oceânia, da Europa a África. Inclinai os ouvidos e ouvi: certa vez Deus que criou os Céus e a terra e tudo que nela há apareceu a Abraão e anunciou-lhe que todas nações serão benditas em Abraão (Gálatas 3:8).
De Abraão não surgiram todas nações do planeta terra, mas sim uma grande nação, que é Israel. Para que se cumprisse a promessa que Deus fez no dia da sua chamada. Pois, assim falou o Senhor Deus ao chamar Abraão: “E far-te-ei uma grande nação” (Gênesis 12:2a).
Deus formou a grande nação a partir de 70 pessoas distribuídas em 12 tribos de Israel que desceram ao Egipto (Êxodo 1:1-7). A formação da grande nação que Deus prometera a Abraão durou 400 anos, tempo em que os filhos de Israel viveram como escravos no Egipto (Êxodo 1:13-14).
Ora, Deus escolhendo Abraão, Isaque e Jacó como patriarcas da nação dEle, as demais nações do mundo ficaram sem Deus do Céu e da terra, tendo para si outros deuses (I Reis 11:33). Assim, Israel teve Deus do Céu e da terra, e as outras nações (malta nós) tiveram outros deuses (I Reis 11:33).
Não que Deus estivesse a fazer acepção de nações. Ele escolheu Israel para que fosse o filho primogénito da salvação. Assim como os filhos são trazidos à luz um de cada vez no acto do parto, assim Deus nos está gerando; e Israel é o filho primogénito de Deus (Êxodo 4:23).
Sendo Deus do Céu apenas Deus de Israel, pessoas de outras nações foram consideradas gentios (Isaías 49:6; I Coríntios 12:2). Ou seja, Israel, povo eleito, e nós gentios.
Deus podia ter formado Israel num outro país fora do Egipto; mas decidiu formar no Egipto para que no dia da libertação dos israelitas demonstrasse o poder dEle diante do Faraó e para que o nome dEle fosse anunciado em toda terra (Rm 9:17), pois ainda não era muito conhecido.
Depois de demonstrar o Seu poder libertando Israel da servidão no Egipto e conduzi-lo a terra prometida, Deus de Abraão “lembrou-se” de nós gentios e da sétima promessa feita a Abraão (Génesis 12:3b).
Eis que Deus enviou Jesus ao mundo para que a bênção de Abraão chegasse a nós gentios por Jesus e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito (Gálatas 3:14).
Mas Israel é o filho primogénito de Deus (Êxodo 4:23) e nós gentios somos feitos também filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus (Gálatas 3:26). Com esta engenharia, a bênção de Abraão alcança-nos, pois os que são da fé são filhos de Abraão (Gálatas 3:7). E a bênção é o dom da vida, viver eternamente junto de Deus (I João 2:25).
Quem se beneficia da bênção de Abraão não perecerá no Dia da ira de Deus, antes viverá (João 3:36). Lembrai-vos de Ló, sobrinho de Abraão (Génesis 11:27,31). Antes de Deus fazer chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra, Deus lembrou-se de Abraão e tirou Ló para que não perecesse, pois Ló era beneficiário da bênção (Génesis 19:29).
Para isto, também, veio Cristo para que a bênção de Abraão chegasse a nós.
Olhai, varões e varoas. Nos últimos dias, cada gentio tem deixado o seu deus para invocar o Deus de Israel. Isto não é obra do acaso, antes é para que se cumpra a profecia de Miqueias.
Isto disse o Senhor Deus pela boca de Miqueias “Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos (Miqueias 4:1) para mais adiante dizer “E irão muitas nações e dirão: vinde, e subamos ao monte do Senhor e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém” (Miqueias 4:2).
Não ignoremos o que Jesus disse – “a salvação vem dos judeus” (João 4:22) – e aceitemos Aquele do qual os samaritanos e o apóstolo João testificaram dizendo que é o salvador do mundo (João 4:42; I João 2:2).
Um apenas é Deus! Uma apenas é a cabeça! Um só é o corpo! Nós somos o corpo e Jesus Cristo é a cabeça!
Agora pois todos vós muçulmanos, budistas, hinduístas, e todas religiões em que Cristo não é cabeça, ateu e todos desfalecidos na fé em Cristo, arrependai-vos e aceitai Cristo como vosso Senhor e Salvador para que sejais salvos e vivam eternamente na vida vindoura (I João 5:12). Apartai-vos dos principados, pois a sua glória tem tempo contado; em breve Cristo os aniquilará e os colocará debaixo dos seus pés (I Coríntios 15:24).
Varões e varoas! Jesus é a videira verdadeira (João 15:1), único mediador entre o Pai e nós (I Timóteo 2:5), ninguém vai a Deus senão por Ele (João 14:6)... As boas obras não salvam a ninguém, a salvação vem pela fé em Cristo Jesus (Efésios 2:8-9); as boas obras servirão para Deus recompensar cada pessoa distribuindo prémios (Romanos 2:6; II Timóteo 4:8). Aceitai a Jesus, e não vos privei de viver eternamente com Deus na vida vindoura!
Já acabei de pregar! Quem é o primeiro corajoso(a) que diz: a partir de hoje quero seguir Jesus Cristo; e eu aceito Jesus como meu Senhor e suficiente Salvador… Se você é essa pessoa clica aqui para fazer a oração de aceitação.
Comments powered by CComment