Deserto da Judeia

Alegria de servir

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em primeiro lugar quero te convidar a provar o iogurte de malambe da Prismuny SOS. Há dias eu tomei esse iogurte, é algo inesquecível. Recomendo-te a encomendar iogurte de malambe da Prismuny SOS. É uma bênção!

A nossa mensagem hoje vai abordar sobre o serviço. Queremos falar à respeito de servir o ventre e servir a Deus. Através da Bíblia vamos dar uma olhada para o princípio e os nossos tempos. Aqui na Chave de Davi nós pregamos a Bíblia. Não temos mandato para pregar outra coisa fora da Bíblia.

Por isso vamos ler Apocalipse 5:9-10 “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizestes reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.”

Quando nós voltamos para o princípio, sobretudo a partir de Génesis 2 e depois percorremos um pouco pelos vários livros da bíblia, podemos ver que são vários os motivos que levaram Deus a formar o Homem.

Ter alguém que Lhe dê louvor, pode ser visto como um dos motivos (Isaías 43:21). Ter alguém que possa corresponder ao Seu amor, também pode ser visto como um dos motivos (Êxodos 6:5). Ter um ser físico parecido com Ele, para governar os outros seres vivos, também, pode ser visto como um dos motivos (Génesis 1:26). Enfim, são vários motivos que levaram Deus a formar o Homem.

Contudo, ao estudarmos Génesis 2, vemos que Deus logo depois de formar o Homem plantou um jardim no Éden, e colocou o Homem nesse jardim para lavrar e guardar (Génesis 2:15). Por outra, colocou o Homem para cuidar do jardim.

Em Génesis 2:5-6, a Bíblia fala de um período em que não brotava nada na terra, porque não chovia e não havia homem para lavrar a terra. Após o Homem ser formado, foi colocado para lavrar o jardim. Ou seja, esse negócio de lavrar é uma tarefa que existe muito antes de o Homem ser formado. Deus forma o Homem enquanto já tinha trabalho para ele.

Acontece que Deus viu que lavrar a terra é uma coisa pesada. Então Deus decidiu parcelar uma parte do Éden (jardim de Deus - Ezequiel 28:13), e plantar um jardim especial. Essa coisa de parcelar terreno não começou com Conselho Municipal, começou com Deus, parcelando o jardim dEle, o Éden. A ideia de Deus era o Homem lavrar um jardim ao invés de lavrar a terra.

Isto mostra-nos que antes de o Homem ser formado, o serviço já lhe esperava. O trabalho já estava a espera. Deus desvia o peso, e coloca o Homem a trabalhar para Ele. Ao invés de ser lavrador da terra, dá-lhe oportunidade de lavrar o jardim do Éden.

A parcela que Deus fez no Éden, era um lugar bonito. O jardim era regado pelo rio do Éden, e dentro do jardim tinha muitas árvores, incluindo figueiras (Génesis 3:7-8). Tinha todo tipo de animal também (Génesis 2:19). Era um jardim zoológico [risos…].

O Homem não precisava se preocupar com nada a não ser servir a Deus, lavrando e guardando o jardim. Não precisavam se preocupar em trabalhar para comprar roupa porque ambos viviam nus e não se envergonhavam (Génesis 2:25). Não precisavam se preocupar com comida, quando desejassem comer era só arrancar o fruto que quisessem, entre as árvores permitidas (Génesis 2:16-17). Não precisavam se preocupar em onde viver, pois viviam no jardim do Éden [risos…].

O trabalho do Homem era só servir a Deus, lavrar o jardim, guardar o jardim, e dar nome aos animais. Tem gente preguiçosa por aí, isso não é coisa do Reino. A primeira coisa que Deus deu ao Homem é uma parcela do Seu jardim para o Homem trabalhar. Adão trabalhava como deve ser. Servia a Deus como deve ser. A bíblia diz que foi Adão quem deu nome a todos animais. Pelos vários tipos de animais que existem, eu calculo que foi grande o trabalho que Adão teve. Mas ele fez (Génesis 2:19).

Acontece, meus irmãos, que o pecado entrou. Com o pecado, o Homem passou de lavrador do jardim do Éden para lavrador da terra (Génesis 3:23), porque a terra tomou o Homem. Diferentemente de Deus que dava recompensa (alimentação; habitação; boa parceira ou bom parceiro), a terra que tomou o Homem não dá recompensa, antes desafia o tomado para conquistar essas coisas incluindo o vestuário (Génesis 3:19a).

No entanto, por amor ao “Homem tomado” pela terra, Deus decidiu dar uma oportunidade de voltar a servir-Lhe, e organizou um plano de resgate do “Homem tomado”. Deus viu que uma vez que a terra tinha tomado o Homem, a saída era negociar com a terra. É por isso que a Bíblia diz “Fostes comprados por bom preço” (I Coríntios 7:23).

A minha pergunta é: qual é esse preço? E Apocalipse 5:9 responde-me: é o sangue de Cristo. O sangue sem pecado. Por meio desse sangue nós voltamos a servir a Deus! Não como guarda e lavrador de jardim, mas como sacerdócio real (I Pedro 2:9).

Ele não nos tirou do mundo, antes colocou debaixo dos nossos pés toda força do Diabo; deu-nos poder (João 17:15; Lucas 10:19). Então o nosso papel passou a ser duplo: servir a Deus como sacerdócio real; e trabalhar para o nosso sustento e ter o que repartir com os outros (Efésios 4:28; II Tessalonicenses 3:10).

Muitos de nós, por causa do segundo papel temos deixado de lado o primeiro papel. O trabalhar para ter comida (trabalho das mãos) e o trabalhar para Deus são deveres do Homem. Eles devem estar activados. Os dois são prioridade. Servir a Deus não é passatempo; o seu emprego ou negócio não é passatempo. Essas duas coisas são deveres do Homem.

A bíblia diz “se alguém não quiser trabalhar, não coma também” (II Tessalonicenses 3:10) e noutra parte diz “Buscai primeiro o Reino de Deus” (Mateus 6:33). Por outra, essas funções são nossas.

Essa coisa de sacerdócio real não apenas para liderança da igreja [risos…] todo que crê em Jesus recebeu poder (João 1:12) e esse poder não é para ficar adormecido em si, mas para ser aplicado no anúncio das virtudes de Cristo (I Pedro 2:9).

Aqui na Chave de Davi todos nós trabalhamos, mas separamos tempo para servir ao Senhor. Não se serve a Deus para ser abençoado (I Coríntios 13:5). Servir a Deus é uma atitude de submissão e de amor a Deus (João 10:17).

Jardim do Éden de hoje são as pessoas. Precisamos de cuidar-nos uns dos outros. O amor de Jesus manifestou-se assim: ajudar o outro a ser santo e irrepreensível diante de Deus (Efésios 5:25-27). Um filho normal procura ganhar o coração e atenção do Pai. É por isso que Deus ama Jesus, Ele deu a vida pelo rebanho de Deus (João 10:17).

Quando alguém anda pervertido e errante, isso tem de te fazer sentir-se em falta com Deus. A bíblia diz “E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas” (Marcos 6:34).

O trabalho das mãos assegura o nosso sustento na terra. O trabalho para Deus garante respostas no dia da prestação de contas no tribunal de Cristo (II Coríntios 5:10). Você tem tempo para servir a Deus, sim! Todos nós temos tempo! Há quem está sofrer, porque você não está exercer as suas funções como sacerdócio real.

Há quem espera o Filho do Homem descer para lhe dizer: sirva-me [risos…]. Quando amamos quem toma a iniciativa somos nós. Maria Madalena, mulher de coração grato, tomou iniciativa e serviu Jesus (Lucas 8:2-3).

Esse tipo de atitude mexe com coração de Jesus. Como é que eu sei? Após ressuscitar Jesus apareceu primeiro para Maria Madalena, e foi ela a primeira pessoa a anunciar a ressurreição de Jesus (Marcos 16:9-10). A primeira pessoa a ver Jesus com corpo glorioso foi Maria Madalena.

Prestar serviço ao Senhor Jesus é a posição mais nobre que se pode ter. Quando você presta serviço a Deus, você é o representante legal de Jesus aqui na terra. A bíblia diz “Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou” (Mateus 10:40).

A quem possa perguntar: que serviço é esse que tenho de prestar para Deus? [risos…] Isso varia de pessoa para pessoa. Só você pode saber até que ponto você é capaz de fazer algo por Ele. Há quem ama a sua esposa ao ponto de oferecer um camião de flores por mês e há quem ama sua esposa ao ponto de oferecer um jardim. O desejo do seu coração, capacidade, criatividade e outros factores vão entrar em jogo.

Tão-somente procura prestar um serviço a Deus no ponto que mexe com Ele. Um homem quando sabe que sua esposa gosta de flores, não oferece escova de dentes de ouro; antes procura as flores mais bonitas. Você deve dar o seu melhor ali onde sua esposa gosta. A surpresa não pode valer pela intenção, tem de valer porque você deu o seu melhor onde ela gosta.

Jesus gosta que o Seu evangelho seja espalhado por toda parte, até aos confins da terra (Marcos 16:15); Jesus faz festa no Céu quando uma pessoa se arrepende e aceita-Lhe como Senhor e Salvador (Lucas 15:7). Se o serviço que prestar a Deus for nesse âmbito, será grande o seu prémio naquele Dia (II Timóteo 4:8).

Há quem diz: eu quero servir a Deus, mas não tenho condições. Dê o seu melhor com as condições que você tem; Jesus não é indiferente; Ele vai derramar graça.

Mana Euridce Caliano gravava pregações dela através do seu telemóvel. Levava telemóvel clicava em “record”, falava e depois publicava no Facebook. Jesus levantou a “Klickstudio” para trabalhar com ela. Agora os vídeos da mana Euridce têm muita qualidade e um padrão de profissionalismo que você não imagina. Irmãos, Jesus é muito atento e atencioso!

Atenção! Espalhar evangelho de Cristo não é apenas através da “pregação falada”, a arte também serve. A música, pintura, dança, escrita, teatro, cinema, criação de redes sociais, moda, artesanato, e muito mais. Essas coisas também espalham evangelho. Nada te impede de prestar serviço a Deus, até pode não saber pregar, mas há alguma outra coisa por meio do qual você pode servir a Deus.

Já preguei! Agora quero falar com quem não é crente. O primeiro passo para servir a Deus é aceitar Jesus como Senhor e suficiente Salvador. Quem é a primeira pessoa que diz: eu quero dar esse passo; eu quero ser servo de Cristo; eu aceito ser Cristão… Se você é essa pessoa clica aqui para fazer a oração de aceitação.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top