Deserto da Judeia

Tipos de Ricos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Feliz ou infelizmente não tenho muitos dons espirituais, a não ser a capacidade de ver quem é pobre ou rico dentro de uma igreja [gargalhada…]. Eu consigo ver através das canções: o pobre envolve-se mais nos hinos tipo “niPfuni Hosi” [Ajuda-me Senhor], e o rico envolve-se mais nos hinos tipo “Porque grande és Tu, maravilhas fazes Tu” [gargalhada…]. Gosto de brincar um pouco! Meu tema hoje é tipos de ricos. Lembrar que este alinhamento é no âmbito do nosso aniversário, e estou pregando só para magnatas [risos…].

Abra sua bíblica comigo em Lucas 12:16 “E propôs-lhes uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância.” Saltemos para Lucas 12:20-21 que diz “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.”, Ámen!

Nos versículos lidos, dá para perceber que existem dois tipos de magnatas. Temos os ricos para com Deus, e temos aqueles que podemos chamar de ricos para com os Homens.

Os ricos para com os Homens são pessoas que têm patrimónios que produzem dinheiro. Estamos a falar de gente com grandes empresas, cujo funcionamento faz chover “tako”. E se for um bom líder e colocar bons gestores nas tais firmas o dinheiro só multiplica e acumula de tal forma que a um dado momento já não haverá onde guardar, a tal ponto que vai pensar como este rico que Jesus falou dele, que entendeu destruir todo património que já tinha para ter espaço para as novas riquezas que estavam a aparecer.

É preciso ficar claro que a bíblia não critica isso. É preciso perceber o contexto completo que Jesus falou essa parábola. O problema é acumular riquezas, sendo avarento (Lucas 12:15). Uma avareza tal que nem consegue repartir sua riqueza com seus irmãos. Ele é rico e cheio de empresas, mas os irmãos estão a sofrer, chegando inclusive a morrer por doenças que era só ele pagar uma clínica para o irmão dele ficar bem. Mas por causa da avareza…é isto que Jesus critica!

Ao invés de repartir com o próximo, porque já tem muito e não consegue gerir, prefere destruir para ter espaço para riqueza porvir. A bíblia explica que este tipo de rico está ajuntar tesouro para si, na terra.

Este tipo de investimento não é sustentável. A bíblia indica que quem ajunta tesouro na terra está tudo bem, enquanto tudo estiver tranquilo, mas no dia que o vento soprar vai perder. Tudo aqui é passageiro, e aqui há traças e a ferrugem que vão consumir seus bens materiais, e há ladrões (Mateus 6:19). Não é seguro investir num sítio que tem ladrões e insectos como traças [risos…].

Uma família magnata, algures em Maputo, levava a vida tranquilamente. No dia que menos esperavam, receberam uma visita de ladrões, daqueles calmos. Aqueles que entram pela porta, aberta pelo chefe da casa. Mandaram todos ficarem quietos, levaram tudo que havia de valor na casa e foram embora.

Enquanto o vento não soprar, está tudo bem. Mas quando o vento decide sacudir-te, tudo que você conquistou em 30 anos pode ir embora em poucas quatro horas. O mais perigoso ainda, é que o coração deste tipo de rico está nas riquezas dele. De tal sorte que se lhe arrancam as riquezas fica inconsolável, pois é como se tivessem lhe arrancado o coração.

Olhando para perigosidade de investir na terra, os Céus propõem ao Homem a ser rico para com Deus. Quem é o rico para com Deus? De forma simples, podemos dizer que é uma pessoa que tem muitas propriedades, mas não é avarento. O rico para com Deus é uma pessoa com muitos patrimónios, mas sabe repartir com o próximo, colocando Jesus como influenciador da sua forma de agir. Ou seja, a riqueza dele é para praticar os interesses de Deus.

Quais são os interesses de Deus? Que você cuide dos seus familiares (I Timóteo 5:8). Há gente rica que entra em todas contribuições na igreja, mas não cuida dos seus [risos…]. Há familiares de magnatas que não estão a estudar porque não têm dinheiro, mas ele está a ajudar umas 20, 30 crianças a estudar algures.

Há mais interesses de Deus, só mencionei um que é o principal. Todos interesses de Deus estão na bíblia. É só ler e conhecerá, são todos eles bons e agradáveis. Mas para conseguir pôr em prática de modo sustentável é necessário que você deixe Jesus entrar na sua vida. Sem seguir Jesus é difícil dar o que você acumulou, perguntem ao mancebo rico.

Mas quando Jesus entra na sua casa, ele tira coração de pedra e coloca coração de carne. Ter coração de pedra é muito perigoso, você recebe 500 mil meticais por mês, ainda rouba 200 biliões de dólares em sobrefacturações, e fica como se nada tivesse acontecido. Gente com coração de pedra, mesmo recebendo um milhão por mês, promove construções de estradas e edifícios com o propósito de justificar saída de dinheiro roubado. Tem gente que irá ao inferno sem necessidade, sabe? [risos…]

O magnata Zaqueu, o chefe dos publicanos, tinha esse coração de pedra. Ele tinha o suficiente, mas era avarento e roubava. Mas assim que Jesus entrou na sua vida, recebeu um coração novo, um coração de carne que lhe fez sentir-se bem em dar metade dos seus bens aos pobres, e ainda por cima devolver quatro vezes mais às pessoas que ele extorquiu (Lucas 19:8).

Zaqueu recebeu o coração que faz entender que a vida de qualquer um não consiste na abundância do que possui. O mais importante na vida é ter o Reino de Deus. Melhor ainda é ter tesouro no Reino de Deus.

Deixa-me contar um segredo, é muito difícil um rico seguir Jesus, por um motivo muito simples, todo rico tem direito a um tesouro no Céu assim que abre mão da avareza e passa a praticar os interesses de Deus (Mateus 19:21). Estão a perder enormes coisas para o futuro vindouro (vida na eternidade) por causa de coisas daqui da terra.

Já acabei de pregar! Quem é o primeiro magnata corajoso que aceita seguir Jesus? Se você é essa pessoa, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598764
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1204
772
4911
538260
13551
11495
598764

Seu IP: 207.46.13.124
2024-09-19 21:31

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top