Deserto da Judeia

Entrando pela porta

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! É uma grande alegria poder conversar com pessoas amadas por Jesus! A medida do nosso amor é diferente dEle! Nós só podemos amar-vos muitíssimo e bastantíssimo [risos...], uma medida que mediante a vossa condição só nos leva a pregar e orar por vós voluntariamente. Mas Deus, ama-vos de tal maneira, uma medida que leva a morrer pelo culpado antes que entenda e se arrependa [risos...]. Morrer na cruz explicando para o Pai Celestial: vão entender depois.

Bom, não é sobre medidas de amor que viemos tratar. Só falamos essas coisas pra explicar acerca da alegria de conversar consigo. Hoje viemos tratar sobre entrar pela porta. Já conversei face-a-face com adolescentes um dia sobre isso, mas acho necessário trazer esta reflexão para aqui também.

Vamos ler juntos João 10:1: “Jesus disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não entra no curral das ovelhas pela porta, mas pula o muro é um ladrão e bandido”. Leiamos ainda Lucas 13:24: “Façam tudo para entrar pela porta estreita. Pois eu afirmo a vocês que muitos vão querer entrar, mas não poderão”, Ámen!

Diante da palavra biblioteca a primeira coisa que nos vem à mente é uma sala com muitos livros, mesas e cadeiras. Todavia, se eu falo biblioteca viva, a primeira coisa que vem à mente do moçambicano é um idoso ou idosa. Pensa-se desse modo, porque as histórias contadas por um idoso são uma imensidão de livros intangíveis. É outra dimensão da coisa que chamamos de biblioteca.

Ao estudarmos a bíblia, podemos ver que assim como temos biblioteca e biblioteca viva, temos também porta e porta viva. Jesus disse em João 10:9 “Eu sou a porta”. E quando recuamos para João 1:14 ficamos a saber que Jesus é a Palavra que se tornou um ser humano e morou entre nós. Isto significa que quando Jesus disse que é a porta se referia a Ele mesmo não como ser humano, mas sim como Palavra de Deus.

Isto quer dizer que a Palavra de Deus é a abertura dada a humanidade para mudar de um ambiente para o outro. A Palavra de Deus é a abertura para entrar e sair, para introduzir e tirar...

Publicidade

Com esta unidade de pensamento, ao revistarmos João 10:1 podemos entender que Jesus nos alerta a usarmos a Palavra de Deus para entrar em todos lugares que desejamos entrar. Ele alerta que quem procura entrar pelo curral sem seguir a Palavra é ladrão. Isto é, quem procura alcançar seus objectivos desobedecendo a Palavra é ladrão e bandido.

Jesus explica que quem procura alcançar seus objectivos de vida usando obras carnais é ladrão e bandido. Eu amo Jesus porque nos ensina como se vive. Jesus diz que abordar a vida usando a imoralidade sexual, a impureza, as acções indecentes, idolatria, feitiçaria, inimizades, brigas, ciumeiras, raiva, ambição egoísta, a desunião, divisão, inveja, bebedeira, as farras e outras coisas parecidas com essas (Gálatas 5:19-21) é alcançar seus objectivos pulando o muro. É ladrão!!! Não é como ladrão... É ladrão e bandido! Você precisa reavaliar seu modo de viver...

Mais adiante, isso em João 10:9, Jesus fala das vantagens de entrar pela Porta, isto é seguir a orientação bíblica na abordagem da vida. O Senhor diz que “se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará e sairá, e achará pastagens”, João 10:9b.

Vamos lá esmiuçar este versículo [João 10:9]. O primeiro benefício é que serás salvo! Se para ser promovido no serviço pisa os outros, a justiça vai persiguir-te... Se for pela via da fornicação, a justiça vai persiguir-te... Se corrompe para sair em vantagem, a justiça vai persiguir-te... Fica alegre quando destrói vida dos outros, ainda que isso não mude nada na sua vida, a justiça vai persiguir-te. Mas se entrares pela Porta, estarás salvo!

O segundo benefício que vemos em João 10:9b é que estarás livre e à-vontade! O versículo diz que quem entra pela Palavra, entrará e sairá. A qualquer momento entras e sais. É esta vida que Jesus tem para si, entrar quando quiser e sair quando quiser, porque entras pela Porta. Viver à-vontade e livre.

Publicidade

O terceiro benefício que vem no versículo que estamos a estudar (João 10:9b) é que “achará pastagens”, isto é, achará resultados. Não só vais encontrar ovelhas no curral, mas também terás alimento para elas. Isto quer dizer, não só alcanças os objectivos de vida, como também achas o meio de mantê-los de forma sustentável. Os teus objectivos não vão morrer de fome, haverá pasto para eles, porque entraste pela Porta.

Jesus também alerta-nos para não cairmos no equívoco de pensarmos que por estarmos a entrar por Ele entraremos de forma fácil. Afirma em Lucas 13:24 que é necessário haver um esforço da nossa parte para podermos entrar pela Porta. A necessidade de esforço deve-se ao facto dessa porta ser estreita.

É por isso que quando Deus apareceu para Josué disse: “tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei...” (Josué 1:7). Esforço e ânimo são os segredos de Deus para entrar pela Porta estreita. O que tem demais hoje é crente preguiçoso. Até pastor preguiçoso tem, até diz basta minha vida não dar certo vou virar pastor e viverei de coletas [risos...] Eh! Não é assim no Reino de Deus, neste reino é preciso se esforçar para viver.

É preciso se esforçar na oração! É preciso se esforçar na leitura da Bíblia! É preciso se esforçar no trabalho! É preciso se esforçar nos estudos! É preciso se esforçar na obra de Deus! Mais o quê? Haaaaa, isso aí mesmo. É preciso se esforçar para entrar pela Porta, que é a Palavra de Deus.

Onde se vive folgado, onde não é preciso esforço para viver é no reino das Trevas [risos...]. Jesus disse que a porta larga e o caminho fácil levam para o Inferno (Mateus 7:13). Quando Jesus diz porta larga está falar do muro do curral das ovelhas... [gargalhada...] É a porta larga.

Vale a pena apertar-se hoje entrando pela Porta estreita para viver folgado após entrar, do que entrar folgado para ir viver na condição de um apertado. Não compensa.

Já acabei de pregar! Antes de terminar, convido quem ainda não aceitou Jesus para entrar pela Porta, clicando neste link para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top