Jericó

Justo é obedecer os pais, no SENHOR

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quando Jesus ainda era menino, os seus pais, José e Maria, levavam Ele de Nazaré à Jerusalém, onde iam à Festa da Páscoa, que acontecia em sete dias. Certa vez, quando tinha 12 anos de idade, Jesus ficou no templo e seus pais não se aperceberam.

Assim sucedeu-se porque, na altura, menino de 12 anos, em Judeia, era tratado como adulto. E os pais de Jesus pensavam que Jesus voltaria da festa com outras pessoas e que lhes iria encontrar pelo caminho.

Jesus era cheio de sabedoria e a graça de Deus estava sobre Ele. No templo, estava no meio de doutores, conversando sobre as escrituras sagradas. E os doutores admiravam a inteligência de Jesus, incomum para sua idade.

Jesus – Importante era para Deus fazer as 12 tribos de Israel passar pelo deserto 40 anos.

Um dos doutores – Explica-nos melhor.

Jesus – Ao assim proceder, Deus estava colocar as 12 tribos à prova, através daquela humilhação. Se formos a ler Deuteronômio 8, veremos que Deus queria ver o que estava no coração dos filhos de Jacó. Deus queria saber se o povo que acabava de libertar, depois de receber a herança iria ou não guardar os mandamentos.

Um dos doutores – Uau! Bravo! É o que realmente está escrito.

Enquanto Jesus conversava com os doutores, José e Maria procuravam-lhe, porque não sabiam onde estava. Primeiro, procuraram na cidade de Nazaré, entre familiares e conhecidos.

Maria (ao lado de José, ar preocupado) – Vive o Senhor nosso Deus! Estamos a procura de Jesus.

Eles entraram em várias casas para procurá-lo. Os mais velhos perguntavam às crianças e depois respondiam que não o tinham visto. Até que encontram o menino Lázaro, amigo de Jesus.

Maria – Lázaro! Estamos a procura do seu amigo Jesus. Onde ele está?

Lázaro – Não voltou connosco. Deve ter ficado em Jerusalém.

Maria e José voltaram para Jerusalém. Procuram-lhe até que tiveram a ideia de irem ao templo.

Um dos doutores (enquanto Maria e José entravam) – Por que deixou Deus os nossos pais serem oprimidos 400 anos no Egipto?

Jesus – Deus não deixou. Eram apenas 70 almas descendentes de Jacó que estavam no Egipto, como podeis ver em Êxodo 1:5 e em Deuteronômio 10:22. Deus nunca lhes abandonou. Enquanto os Egípcios os oprimiam, Deus multiplicava o povo, fazendo-lhes como estrelas do céu, segundo prometeu a Abraão.

Era plano de Deus que os descendentes fossem oprimidos, para que depois de se multiplicarem tivessem o desejo de sair do Egipto e assim Deus completar a promessa que fez a Abraão, o de dar terra que emana leite e mel. Sem dor, o povo não teria motivo de clamar por socorro. Por isso assim foi.

Doutores – Uau!

José e Maria (aplaudindo) – Bravo, filho! Bravo!

Maria – Filho! Por que fizeste assim para connosco? O teu pai e eu ansiosos procuramos-te.

Jesus (tom sorridente e carinhoso) – Por que que é que me procurais? Não sabeis que tenho de tratar dos negócios do meu Pai?

José – Pelo que sei, não tenho nenhum negócio neste lugar.

Jesus (olhou para cima e voltou a olhar para os doutores) – Justo é que obedeça aos meus pais. Voltarei noutro dia para continuarmos a nossa conversa. Que o Pai vos guarde.

Após despedir-se dos doutores, o menino Jesus saiu do templo com os seus pais para casa, na cidade de Nazaré.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top