Páscoa é um momento muito especial para os seguidores de Jesus, principalmente eu [risos…]. Comecei a escrever para Jesus na Páscoa de 2017, na altura partilhava com os meus amigos até que o Senhor confiou-nos este site, que nos permite chegar a mais de 100 países, com ênfase em Moçambique, Brasil, EUA, Bélgica e Angola. Ao todo, somos actualmente mais de 30 mil, pelo que louvamos a Deus pela vida de cada irmã(o) que tem compartilhado nossos conteúdos. Vamos aproveitar a Páscoa para, fixando-nos em Jesus, conversarmos sobre o preço ou custo da humildade.
Vamos abrir as nossas bíblias em Tiago 4:6b e assim lê-se: “Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes”.
A humildade é uma das “teclas” que Jesus mais bateu durante os seus ensinamentos. Em várias partes da bíblia vai encontrar Jesus exortando os seus discípulos e o povo no geral para preferirem ser pequenos e fala da relevância disso para os Céus. Ele ensina que os humildes são os maiores no Reino dos Céus (Mateus 18:5).
Quando se procura por uma referência ideal para ensinar sobre este assunto, Jesus é o cara. Ele próprio apresentou-se como manso e humilde de coração (Mateus 11:29).
O testemunho do apóstolo Paulo sobre Jesus é mais elucidador sobre a humildade do nosso Senhor, dizendo que Jesus tinha natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus; pelo contrário, abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se igual aos seres humanos; e vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte, morte de cruz (Filipenses 2:5-8).
Quando Paulo fala de abrir mão de tudo está falar de toda criação… lembra que a bíblia diz que sem Jesus nada do que foi feito se fez (João 1:3), então tudo é dEle (João 16:15). Mas Jesus abriu mão disso para se tornar como uma das Suas obras: o ser humano. É preciso ser muito humilde para chegar a esse nível e isso tem um preço.
Durante o tempo da vida em que está tudo tranquilo não há crises, isto porque o preço da humildade é pago no dia mau. Fuja do evangelho sensacionalista. Jesus sempre foi realista (João 15:20). Então, um dos preços da humildade é a traição.
Se você decide abordar a vida com humildade, naturalmente e obedecendo a Deus, pois isso anda de mãos dadas, tem que estar preparado para ser traído. Eles sabem que você foi talhado para não devolver o mal pelo mal [risos…]. Judas não traiu Jesus só naquele dia das moedas… já vinha traindo faz tempo, roubava dinheiro das ofertas e depois era o mais caladinho do grupo, só falava quando o assunto era dinheiro [risos…] (João 12:5-6).
Outro preço é ser aborrecido pelo mundo sem motivos. Veja só o humilde Jesus: o assunto dEle era evangelizar os pobres, curar os quebrantados de coração, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, e anunciar o ano aceitável do Senhor, mas mesmo assim ofendiam-no, afirmando que Ele tinha demónio e estava fora de si (João 10:20). A causa dEle era boa, mas uns diziam que “Ele era bom” e outros diziam que era mentiroso, “enganava o povo” [risos…] (João 7:12).
Oh humilde do Senhor, prepara-te para ser perseguido e pisado… isto é mais pesado porque acontece na carne e no espírito [risos…]. Olha para Jesus, perseguiram a Ele e, no dia que Lhe pegaram, acusaram-no de blasfémia, cuspiram-lhe no rosto e davam-lhe murros e outros o esbofeteavam dizendo: profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu? (Mateus 25:67-68). Veja isto: o Homem, uma das Suas obras, cuspiu-lhe na cara, é o custo da humildade. O humilde é afrontado por gente que nem se quer é do seu “calibre”, mas ele não muda agenda dele para dar uma resposta à altura, antes mantém-se focado na sua missão.
A pergunta que não se quer calar é esta: onde Jesus buscava forças para aturar tamanha desconsideração por Sua pessoa, mesmo sabendo que uma oração faria descer mais de 12 legiões de anjos para lhe proteger? (Mateus 26:53). E a resposta está em Hebreus 12:2 e diz: pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Agora já estou a pregar…na bíblia há muitos gozos que nos são propostos e a proposta de gozo para os humildes é a graça de Deus! A graça de Deus salva (Efésios 2:8); a graça de Deus livra-nos do pecado e introduz-nos à novidade de vida (Romanos 6:14); pela graça de Deus, dons espirituais são distribuídos pelos Homens (Efésios 4:7); graça de Deus faz-nos servir mais a Deus do que todos, mesmo com um espinho na carne (II Coríntios 12:7; I Coríntios 15:10); a graça de Deus traz revelações excelentes (II Coríntios 12:1-4).
Se você acha que é pouca coisa…a bíblia diz que a graça de Deus é tudo que você precisa, pois o poder de Deus é mais forte quando você está fraco (II Coríntios 12:9).
Já acabei de pregar! Se você ainda não segue Jesus e deseja, em seu coração, dar o primeiro passo, clica neste link para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador.
Comments powered by CComment