Caná

Como funciona a graça de Deus?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! Vamos conversar sobre um tema fundamental na vida do crente. Vamos falar da graça de Deus! Todos nós queremos esta graça. O próprio Deus disse que a graça dEle é tudo que o crente precisa, mesmo no meio de problemas (II Coríntios 12:9).

Acho que já escrevi aqui na Chave de Davi sobre a graça, mas sinto a necessidade de voltarmos a reflectir sobre este assunto. Quando não entendemos como funciona a graça de Deus, nos tornamos crentes preguiçosos. E Deus não gosta de preguiçosos, tanto mais que manda esse grupo de gente para ir ter com formiga (Provérbios 6:6).

Vamos ler juntos Efésios 2:8 “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.”

Antes de irmos para o versículo que lemos gostaria de explicar algumas das muitas coisas que levaram Deus a dizer para o apóstolo Paulo, que a Sua graça era tudo que ele precisava (II Coríntios 12:9). A graça de Deus transforma a vida da pessoa, tornando-a alguém que não era antes.

Apóstolo Paulo era perseguidor da Igreja, ameaçando os crentes de morte e solicitando documentos que lhe autorizavam a prendê-los (Atos 9:1-2). Anos após a sua conversão, olhou para trás e disse “pela graça de Deus sou o que sou”. E o que Paulo é gente? Em II Timóteo 1:11 é respondido que de perseguidor passou a ser pregador, apóstolo, e doutor dos gentios…

É por isso que prostitutas, drogados e bêbados, corruptos, rebeldes, rancorosos, invejosos, marandzas quando têm um encontro com a graça de Deus…mudam de água suja para vinho, que até o mestre-sala fica admirado ao provar [risos...]. Até mulher que anda com seis maridos de donas quando se encontra com graça de Deus vira evangelista de Samaria [risos…]. A graça de Deus faz ser nova pessoa e com novas qualidades.

Outra coisa que a graça faz…é abrir portas! Quando a graça está aí, você testemunha uma aceitação que nem dá para acreditar. Pergunta Rainha Ester. Ela conseguiu tudo aquilo que vocês falam sobre ela porque achou graça aos olhos do Rei Assuero (Ester 7:3-6). Graça produz aceitação…

Eu conheço um irmão em Cristo que virou chefe numa empresa, onde era trabalhador sazonal, porque o dono daquela firma sonhou ele a ser chefe na empresa e ao acordar decidiu lhe chamar e lhe convidar para ser o terceiro mais importante da empresa com o direito de ele dar a proposta salarial, numa altura em que ele estava aflito sem saber como iria pagar propinas em dívida na faculdade. Veja o que a graça de Deus faz…

A minha oração, diante de Deus hoje, é que todos vocês, em nome de Jesus, achem graça aos olhos de quem quer que seja e onde quer que vocês estejam! Porção triplicada de Ester! [risos…]

Para não baralharmos Deus, vamos tentar ver como funciona. Explorando os sinónimos, a forma mais simples de explicar a palavra graça é boa-vontade. Neste caso, falar de graça de Deus é falar de boa-vontade de Deus. Isto é, o versículo que lemos no início diz que pela boa-vontade de Deus somos salvos. E Paulo explica no versículo seguinte que a manifestação desta boa-vontade não é resultado do nosso esforço.

Isto quer dizer, por exemplo, que passamos de perseguidor de igreja para doutor dos gentios, não porque merecemos, Deus faz isso por uma questão de boa-vontade da parte dEle. Passamos a ter aceitação onde quer que coloquemos os nossos pés, não porque fazemos um bom trabalho ou somos boas pessoas ao ponto de atrairmos simpatia dos outros, mas sim porque Deus faz isso por uma questão de boa-vontade da parte dEle.

É esta parte da colocação que gera muitos problemas nos crentes. Como se explica que não é resultado do seu esforço então o crente torna-se preguiçoso [risos…]. Não lê bíblia e nem ora, pensando que um dia a graça de Deus vai descer sobre ele para fazer pregações como aquelas do youtube [risos…]. Não estuda e fica pensando que a graça de Deus vai ajuda-lo. Você vai chumbar, sabe?

Precisamos entender o versículo. Ele diz “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé.” Repita comigo esta parte “por meio da fé”… de novo “por meio da fé”…

A graça de Deus não se manifesta no abstracto. A graça de Deus não se manifesta do nada. A graça de Deus manifesta-se por meio da fé. Até para fazer a terra Deus usou a água (II Pedro 3:5). A fé é o meio pelo qual Deus manifesta a Sua graça. A fé é o instrumento de funcionamento da graça de Deus. Como funciona a graça de Deus? A boa-vontade de Deus manifesta-se em nós por meio da fé.

Agora sinto a necessidade de ajudar a mais alguém a entender o que é fé. De forma simples, fé é confiar em Deus independentemente das circunstâncias e assumir postura alinhada com essa confiança. Quer dizer, fé é confiar e ter atitude (Romanos 4:18-22). É estar certíssimo de que Deus vai cumprir.

Deixa-me explicar o famoso Tiago 2:17. Dizer “a fé sem obras é morta”, é o mesmo que afirmar que estar certíssimo e não ter atitude não te vai valer em nada. Isso é como gostar de uma irmã em Cristo, estar convicto de que tens tudo para ser aceite e não ir abordá-la…isso não vai te ajudar. Fé é estar convicto e ter atitude.

Agora vamos separar as águas! Fé em Deus e emoção em Deus são duas coisas diferentes. Quando se trata de fé em Deus a convicção e a atitude estão alicerçadas na Bíblia. Já emoções em Deus são expectativas e esperanças que atropelam princípios bíblicos.

A graça de Deus funciona por meio da fé. Você tem de procurar fazer bem a sua parte, que é a convicção e atitude.

É difícil que esta geração compreenda esta mensagem, porque as pessoas pensam que ao fazer bem a sua parte são dignas de agradecimento ou recompensa. É por isso que pensam que a graça de Deus vai se manifestar por meio da preguiça deles. Acham que se tem de fazer algo para graça de Deus se manifestar, então já não é graça.

Ao estudarmos Lucas 17:7-10 podemos entender que quem cumpre ordens não merece nenhum agradecimento ou recompensa por isso. Todo aquele que vive pela fé em Deus está a cumprir ordens, logo, o livramento continua sendo um presente que Deus dá na Sua boa-vontade. Continua sendo um favor imerecido, pois ao viver pela fé você não está a fazer mais do que o seu dever.

Já acabei de pregar! Quem é a pessoa que quer ver a graça de Deus em sua vida e entendeu que ela funciona por meio da fé e hoje decide fazer a sua parte, que é ter convicção que Jesus é filho de Deus e por conta disso decide se tornar crente, aceitando-Lhe como Senhor e suficiente Salvador da sua vida. Se você é essa pessoa, por favor clique aqui.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top