Caná

Valor da mulher para os Céus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! Terminamos recentemente a quarta e penúltima jornada de oração em que estivemos a orar pela nossa cidade ou nação. A próxima está agendada para Março. Este é um programa que vem para ajudar a mais alguém a aproximar-se mais de Deus. É falando diariamente com Deus que saímos de longe para perto e nos tornamos sensíveis à voz dEle (Jeremias 29:12-13). Não são férias... Continuemos a orar...

Mudando de assunto, vamos reflectir um pouco sobre o valor da mulher para os Céus. Viajando pelas Escrituras Sagradas pude ver que a mulher ocupa um lugar muito especial no coração de Deus e gostaria de partilhar isto com mais alguém.

Leiamos Génesis 2:22 “E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão”.

Ao lermos todo capítulo dois de Génesis, podemos perceber que há uma diferença entre a formação do homem e da mulher. A mulher foi formada no jardim do Éden, o homem não (Génesis 2:7,8).

Deus passou por um longo processo para formar a mulher.... Primeiro formou o homem, depois virou jardineiro para plantar um jardim no Éden, a seguir tornou-se psicólogo social e, por fim, cirurgião (Génesis 2:7,8,18,21). Deu uma anestesia a Adão para fazer parto cesariana no jardim [gargalhada...]

Você não foi formada num lugar qualquer... Foi no jardim de Deus! Após formar o homem, podia ter lhe orientado para plantar um jardim. Mas não fez dessa forma, o Senhor plantou pessoalmente. A bíblia diz que nesse jardim havia toda árvore agradável a vista e boa para comida, e era regado por um rio (Génesis 2:9,10). Pelo que se pode ler, era um espectáculo esse lugar!

Estou aqui a pensar... Quanto terá custado plantar o Jardim Tunduro, que é o de grande referência na cidade de Maputo? E agora imaginando o jardim de Deus, que até passava rio para regar [risos...], até tinha árvore que dava frutos que ao comer abriam-se os olhos de entendimento do bem e do mal (Génesis 3:6-7). Foi grande o investimento!

Olhando estas coisas dá para ver que a mulher é formada numa altura em que o património de Deus estava já num nível muito mais alto do que a altura em que o homem fora formado. Já estava totalmente feito o Senhor quando formou a mulher. Você foi formada na ricaria [risos...].

Continuemos. Lendo Génesis 2:18 podemos perceber que a formação da mulher foi antecedida de uma segunda reflexão à respeito da humanidade. Isso faz com que a mulher tenha qualidades natas que o homem não as têm.

Para além de ser a imagem e semelhança de Deus (Génesis 1:27), a mulher é dotada de qualidades como companheirismo e auxiliadora (Génesis 2:18). Há quem pode pensar que por ser auxiliadora, então seu papel está embaixo. Não é o que a bíblia diz. Está escrito “Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade” (Génesis 2:18 NTLH). Isto é cooperação, sob responsabilidade do homem! (Génesis 3:8,9).

Há gente que entende mal. Pensa que como a mulher tem essas qualidades, então biblicamente não deve ter voz na sociedade [risos...]. Escuta, Débora, mulher profetisa, era esposa de Lapidote, mas foi o próprio Deus quem levantou a ela para ser juíza de Israel (Juízes 4:4-5). O juiz naquela altura era, praticamente, o principal dirigente do povo (Juízes 2:16-19).

Continuando... Há ainda mais entendimentos a extrair de Génesis 2:18, um deles tem a ver com o facto de Deus ter visto que não era bom que o homem vivesse sozinho.

Mesmo depois de tomar a decisão de formar a mulher, o Senhor primeiro levou animais, sob pretexto de que era para Adão dar nomes, mas era na verdade uma forma de levar o homem a ter uma companhia no jardim [risos…]. Repara que em Génesis 2:20, é realçado que a problemática de companheirismo foi sanada, mas o de adjuntora não foi. Deus procura com este acto mostrar a importância da mulher. Essa situação permitiu que o homem pudesse concluir pessoalmente o que Deus já havia visto. Adão só viu depois de ter terminado de dar nome as aves, animais domésticos e selvagens  (Génesis 2:20).

Os Céus também vêem a mulher como o vaso ou sexo mais fraco (I Pedro 3:7). Quero chamar sua atenção aqui. A mulher não é o vaso fraco, mas sim o vaso mais fraco. Isso significa que o homem também é vaso fraco. Os dois são fracos, se não fosse Pedro não teria escrito “mais fraco”.

E a bíblia diz que pelo facto de ser o vaso mais fraco deve ser respeitada (I Pedro 3:7). Tem gente que entende mal, usando o facto de ser o sexo mais frágil para rebaixar e humilhar... Não é assim como Deus ensina! Para os Céus quanto mais fraca mais deve ser respeitada, sob condição de serem impedidas as orações dos que procedem contrariamente (I Pedro 3:7).

A mulher, também, partilha das características elementares da igreja. Na verdade, Génesis 2:18 pode ser, também, entendido como uma profecia sobre a então futura fundação da Igreja de Cristo, considerando que Jesus é o último Adão, tal como podemos ver ao conferirmos I Coríntios 15:45.

A mulher é comparada com a igreja (Efésios 5:23). O conjunto de crentes, homens e mulheres, não é noivo de Cristo, mas sim noiva de Cristo [risos...]. Os que estudaram português dizem que ainda que haja 30 mil mulheres num determinado lugar, se estiver entre elas um homem saúda-se dizendo “Bom dia a todos!”; mas em Deus, ainda que todo templo só tenha homens, a bíblia chama todos eles de noiva de Cristo [risos...].

A bíblia diz que o povo do Senhor é guardado como a menina dos olhos de Deus (Deuteronómio 32:9,10). Quando Deus chama os crentes para obedecerem a Palavra diz: “Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos” (Provérbios 7:2). Não disse menino, não não, disse menina!

Há muita glória de Deus manifestada na mulher. Um dia virei falar dos tipos de mulher, mas hoje só vim para dizer às minhas irmãs que os Céus têm um grande apreço por vós! O seu valor, mulher, é inestimável nos Céus!

As circunstâncias podem dizer coisas contrárias a esta mensagem. As pessoas e as circunstâncias podem estar a chamar-te de desgraçada e evidenciarem tal coisa. Ora, a menina dos olhos do Senhor quando estava presa na Babilónia, Deus apareceu para eles dizendo para irem levando a vida na medida das suas possibilidades e continuar a busca-Lo, porque só Ele sabe o plano que tem consigo. E o plano é de prosperidade, não desgraça, e de um futuro cheio de esperança (Jeremias 29:3-13).

Já acabei de pregar! Se você ainda não é crente e deseja em seu coração dar este passo, por favor clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598165
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
605
772
4312
538260
12952
11495
598165

Seu IP: 18.221.136.142
2024-09-19 13:19

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top