Deserto da Judeia

Poder do pecado

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Costumo lembrar as pessoas que meditar na Palavra de Deus é algo tão simples quanto reflectir ou pensar em torno de assuntos bíblicos. Você pode fazer isso sozinho, assim como pode fazer com uma outra pessoa. Enquanto alguém prega, quem escuta reflecte em torno daquele assunto. A bíblia encoraja o Homem a reflectir em torno de assuntos bíblicos de dia e de noite (Josué 1:8). Vamos meditar em torno de algo que muita gente não gosta de ouvir [risos…]. Vamos reflectir em torno do pecado.

Posso definir pecado como uma atitude de insubmissão a Deus ou à Sua Palavra [bíblia] (Ezequiel 28:15; Isaías 14:12-14). O pecado começou com o Diabo. Tudo estava bem até o dia em que Ele decidiu colocar o seu trono acima do trono de Deus e ser semelhante a Ele; Satanás pensava que o trono de Deus estava acima das mais altas nuvens [risos…].

O pecado é o lado oposto da santidade. A santidade pertence ao Reino de Deus, e o pecado pertence ao Reino das Trevas. O Diabo foi quem enganou o Homem, e deste modo introduziu o pecado na vida do Homem. O Homem, ao ceder à tentação, ficou responsável pela entrada do pecado no mundo (Romanos 5:12). O pecado funciona como uma natureza ou característica humana “herdável” pelos filhos. É por isso que como Adão e Eva tiveram filhos depois de pecarem contra Deus, essa característica espiritual passou para todos (Salmos 51:5).

Depois que o pecado entrou na vida do Homem o ser humano passou a ter de fazer um exercício difícil de contrariar seus desejos para não pecar, pois o pecado passou a habitar na porta da vida do Homem (Génesis 4:7). O esforço é tão doloroso porque o pecado passou a rodear o Homem (Hebreus 12:1).

É muito fácil explicar que o pecado habita na porta da sua vida [risos…]. Só para não correr o risco de citar os vossos pecados e deixar os meus de lado [risos…], posso explicar dizendo que depois de você cometer um determinado pecado, o desejo de repetir, muito brevemente vai bater na sua porta. Porquê? O pecado habita na porta da vida do Homem; o pecado rodeia o Homem.

A bíblia diz que pecar é divertido para o tolo (Provérbios 10:23). Já pode ter ouvido a comentarem: “amiga, não sabes o que Jorge me fez”? Ou também: “brow, aquela já bati; agora só falta a fulana, ginga maning, mas espera vou te contar”. Nunca ouviu isso? [risos…]. Para o tolo, pecar é divertido. Mas para o inteligente, diz a bíblia no versículo citado, diversão mesmo é ser sábio.

Divertido para o inteligente é ter noção do perigo. Divertido para o inteligente é ser prudente. Divertido para o inteligente é temer a Deus. O temor a Deus é o princípio da sabedoria.

Apesar de ser divertido para o tolo, o pecado é perigoso. A primeira coisa que o pecado faz é tornar-te escravo dele (João 8:34). Uma vez cometido, um determinado pecado, tal iniquidade passa a ser o seu ponto fraco na jornada com Deus. O cometimento de um determinado pecado traz sede de continuar pecando. É por isso que Jesus disse à mulher samaritana: “Qualquer que beber desta água tornará a ter sede” (João 4:13).

A outra coisa que o pecado faz é impedir que as suas orações cheguem a Deus (Isaías 59:2). O pecado encobre o rosto de Deus diante de nós. Por mais irrelevante que pareça a sua iniquidade, isso faz Deus não te ouvir.

Algumas pessoas pensam que sem Deus não há prosperidade, e com Deus há prosperidade. Como quem diz, assim que a minha vida está a andar bem é porque Deus concorda com o que faço. Atenção, o ímpio também pode alcançar prosperidade caminhando na sua iniquidade, mas Deus está longe dele (Provérbios 15:29; Salmos 73:3). Há muitos assim, têm prosperidade, mas não têm Deus. A iniquidade faz divisão entre o Homem e Deus.

O pecado é perigoso. Ele consegue fazer divisão entre Homem e Deus. O pecado consegue causar divergência entre o Homem e o seu Criador. A bíblia diz, ainda, que o pecado é a força da morte (I Coríntios 15:56). Há muita gente que deveria estar viva hoje, mas por causa do pecado está morta. Quando a bíblia diz que o salário do pecado é a morte, está a falar de morte espiritual e física (Atos 5:1-5).

Como depois de cometer pecado continuam a deambular por aí e não morrem como Ananias e Safira morreram, pensam que já não se morre fisicamente por causa do pecado. Não nos façamos de despercebidos, muitos estão a morrer vencidos por uma doença que contraíram em consequência do seu acto pecaminoso. Se não tivessem pecado, estariam saudáveis.

Outros não morrem fisicamente, morrem espiritualmente. O pecado passa a dominar, sente-se tão mal que diz “com tanta coisa errada, tenho vergonha de me aproximar a Deus”. Outros estão doentes espiritualmente, estão com coração ferido; estão abatidos.

Há gente que se faz de tola, divertindo-se com o pecado, mas quando desliga a luz para dormir o sono não vem, pois as iniquidades que anda a cometer tiram-lhe sono e fica perguntando-se “mas porquê minha vida não anda? Porquê tenho de viver desamparada(o)?”. Quando o pecado domina o Homem faz-lhe andar perversamente, desligando-lhe gradualmente de tudo que tem a ver com Deus.

O pecado é uma das formas que o Diabo também utiliza para perseguir todos que crêem em Deus. O Diabo gosta de fazer com que as pessoas pequem. Ele sabe que o pecado deixa todo crente abatido e envergonhado. Depois que Judas pecou, traindo Jesus, sentiu-se abatido que preferiu suicidar-se. Não se pode acostumar com o pecado.

Agora precisamos de saber uma coisa, não há Homem tão justo na terra que faça o bem e nunca peque (Eclesiastes 7:20). Se alguém se levantar e dizer que não tem pecado, está a mentir (I João 1:8). O único que não pecou é Jesus (I João 3:5).

Então, como ficamos? Meus irmãos, o que a bíblia ensina sobre o pecado podemos resumir no seguinte: o Homem deve odiar o pecado, e purificar-se por meio da palavra de Deus, exercitando-a todos os dias. E, se durante esse exercício pecar, deve pedir perdão a Deus para que Ele lhe purifique de toda injustiça (I João 1:8-9; Salmos 199:9). Ao agir dessa forma, você já não está a andar na carne, mas sim no espírito. Isso não se consegue de um dia para o outro; consegue-se com prática contínua da Palavra, querendo agradar Aquele que te alistou a cada dia. Em Cristo Jesus vive-se um dia de cada vez (Mateus 6:34).

Não é só odiar pecado com a boca ou sentimentalmente. É para odiar o pecado com atitudes. Olhar o pecado como seu próprio vómito. Quem odeia pecado só cai nele escorregando; pois não quer ver seu vómito por perto. O problema com Deus começa quando você é praticante do pecado; quando você cai no conformismo; quando voltar a comer seu vómito torna-se normal; esse já não é filho de Deus (I João 3:8-9); esse precisa de se converter [risos…].

Deus enviou Jesus para desfazer a obra do Diabo; enviou Jesus para tirar o pecado. Como é que Jesus tira pecado? Jesus tira pecado lavando-nos em seu sangue (Apocalipse 1:5b) e dando-nos Sua palavra. Isto é, purificação (I João 1:9; Salmos 199:9).

O processo de purificação do Homem inicia quando ele reconhece seus pecados diante de Deus, crendo na obra redentora em Cristo Jesus. Assim que você pede perdão a Deus, imediatamente Deus purifica-te de toda injustiça, e você passa de pecador para santo; por uma razão muito simples: você foi purificado; ou seja, ficou puro. Depois disso segue o trabalho da Palavra, que ao ser praticada purifica o seu caminho (Salmos 199:9). Agindo assim, gradualmente você notará que verdadeiramente Jesus desfez a obra do Diabo na sua vida.

Não há outro jeito de ser livre do pecado para além da purificação. Diz a bíblia em Provérbios 20:9 “Quem poderá dizer: Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado?”. Não tem outro jeito, a dedicação para aplicação da Palavra [bíblia] em nossa vida e o perdão de Deus, em Cristo Jesus, no dia em que falhamos é o que nos coloca livre do nosso pecado.

Já acabei de pregar! Quem é a pessoa que não segue Jesus e que hoje decide, de coração, entregar-se e deixar que Jesus purifique-o e faça-o livre do seu pecado? Se você é essa pessoa, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador da sua vida. Vem viver a misericórdia de Deus!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

598874
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
1314
772
5021
538260
13661
11495
598874

Seu IP: 3.17.164.183
2024-09-19 21:46

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top