Nos primeiros cinco dias desta semana especial sob o tema “Honrar traz sucesso”, publicamos mensagens suaves. Nestes dois que nos restam, vamos endurecer um pouco o nosso discurso. Mas não se inquieta, vamos procurar fazer com que o discurso duro saia com mansidão [risos…]. A bíblia diz que quando vem mensagem dura da parte de Deus é sinal de que Deus te ama e não desistiu de si (Apocalipse 3:19).
Como podemos ver pelas mensagens já partilhadas, há um cálice a beber para ser honrado (Marcos 10:37-38). Há um “preço” a pagar. Há pessoas que querem ser honradas sem beber o cálice, isso desagua em aceitar propostas biblicamente ilícitas. Falar de gente que quer honra a todo custo é falar de pessoas que para além de pregar bem usa bruxaria para fazer milagres; é falar de pessoas que para serem reconhecidas no serviço, confiam no curandeirismo em vez de trabalhar [risos…].
Tem cuidado com as propostas que o Diabo dá por meio das circunstâncias da vida. O rei dos moabitas, Balaque, ficou angustiado com o povo de Israel e procurou um “Homem de Deus” para amaldiçoar aquele povo para depois sair a guerra contra ele. Então enviou príncipes para Balaão para lhe dizer da parte de Balaque “rogo-te que não te demores em vir a mim, porque grandemente te honrarei e farei tudo o que me disseres; vem, pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo” (Números 22:16-17).
Foi uma proposta mui sedutora. É só imaginar o rei de um país chamar-te dizendo que vai te dar grande prestígio no seu país e vai fazer tudo que você quiser, sendo para o efeito que você amaldiçoe alguém. A proposta era boa. Mas Balaão pelo temor a Deus de Israel recusou a proposta; recusou ser comprado. Ele recusou porque o povo de Israel é bendito e não pode ser amaldiçoado (Números 22:12).
Balaão examinou entre ser honrado grandemente com tudo que quer e viver amaldiçoado por amaldiçoar o povo de Israel (Génesis 12:3). E viu que honra a todo custo não dá; não funciona. Balaão obedeceu a Deus e voltou para o seu canto (Números 24:10-14,25). E surpreendentemente, Deus honrou a Balaão fazendo que seu nome e sua história de serviço a Deus fosse conhecido em todo mundo ao constar das Escrituras Sagradas (Mateus 26:13).
O Diabo é especialista em propor riquezas e honras aos servos de Deus em troca de serem praticantes da iniquidade (Mateus 4:9). Ele é especialista em propor honra e riqueza a troco de você não beber o cálice de Deus; o Diabo é especialista em propor um caminho fácil para ter honra. Ele chegou para Jesus e disse: se me adorares te dou todos reinos do mundo (Mateus 4:8-9).
Em outras palavras o Diabo estava dizer para Jesus que não precisava morrer na cruz e ficar este tempo todo lutando contra o Reino das Trevas, era só Jesus prostrar-se e receberia tudo.
Há muito servo caindo nesta isca. Há gente que o serviço a Deus é apenas capa, na verdade serve a bruxaria e a demónios. Até faz obra bonita, mas tem dois senhores. Para além de ser noiva de Cristo, é noiva de Belzebu. Mete-se com bruxaria alegando que é para aumentar sinais para atrair mais pessoas. Mete-se com bruxaria alegando que não via desenvolvimento do seu ministério. Gente que mistura Jesus com outras forças espirituais não entra no Céu.
O problema é querer fama, reconhecimento, dinheiro, e glória a todo custo. Deus não está a procura de gente com essas coisas; Deus está a procura de verdadeiros adoradores (João 4:23) e o resto é fruto da graça e dedicação no serviço ao Senhor (I Coríntios 15:10). Faça como apóstolo Paulo, com humildade e a graça que te foi dada procura trabalhar mais do que todos que já serviram a Deus.
As pessoas pensam que seguir Jesus é sinónimo de vida boa e sem dificuldades [risos…]. Então procuram estas coisas a todo custo; para elas, Jesus é instrumento para espantar vida com dificuldades [risos…]. Pára com isso, quem segue alguém candidata-se a viver aquilo que o seguido viveu ou vive (João 15:20).
A bíblia diz que é necessário que estejamos contristados com várias tentações para que a prova da nossa fé se ache em louvor, honra, e glória na revelação de Jesus Cristo (I Pedro 1:6-7).
Seguindo Jesus, é normal viver muitas aflições no seu ministério e na vida no geral (Salmos 34:19), mas a certeza é que as muitas aflições pelas quais passamos não se comparam com a glória que há-de ser revelada (Romanos 8:18). E a outra certeza é que “como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo” (II Coríntios 1:5).
Mas estas coisas, os que procuram honra a todo custo não vão viver. Quem procura honra a todo custo na verdade acaba ganhando o mundo apenas. E a bíblia questiona “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?” (Mateus 16:26). O que você ganha ao ser reconhecido pelo mundo como “o tal”, enquanto perde a sua alma? Arrependa-te! Jesus está disponível para receber-te. Honra a todo custo, não!
Por causa de cobiçar ser valorizado, pessoas desertam de igrejas para irem abrir suas igrejas. Querem ser chamados de pai [risos…]. Outros confundem as coisas, pensam que liderar igreja é pregar no púlpito e expulsar demónios; pensam que por estar nesse patamar já podem abrir igreja [risos…].
Gerir igreja é muito mais do que pregar bonito e expulsar demónio; ser pastor da igreja é fazer sair e fazer entrar um povo (Números 27:17); ser pastor é tirar um povo da perversão e guiá-lo mansamente a águas tranquilas (Salmos 23:2); o pastor da igreja deve estar preparado para dar a sua vida pelas ovelhas sob sua alçada (João 10:11; I Samuel 17:34-35).
Se não te valorizam, não procura isso a todo custo! A bíblia diz que a pedra que foi rejeitada pelos edificadores é a que foi posta por cabeça de esquina (Atos 4:11). Se não te valorizam, faça como Jesus Cristo: agarra a calma e faça bem sua parte. Honra a todo custo, não! O negócio aqui é ir a Nova Jerusalém, não perca isso por causa de satisfação do seu ego.
Comments powered by CComment